Depois de presidir a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Igualdade de Gênero nos meses que estivemos na Câmara, estaremos na presidência da CDDMIG neste ano. A Coletiva Bem Viver Floripa estará na vice-presidência neste período. Tendo em vista que é a primeira vez que a comissão é composta por mulheres, com apenas um homem como membro, entramos em acordo para que todas as vereadoras assumam a presidência durante os quatro anos desta legislatura.
Câmara retoma sessões ordinárias e define Comissões Permanentes
Foram retomadas na segunda-feira, 1, as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Florianópolis. Os primeiros dias foram dedicados para votação de requerimentos e formação das Comissões Permanentes. A partir da próxima segunda-feira, iniciam-se de forma remota, as votações de Projetos de Lei. Além da CDDMIG, também estaremos na Comissão de Saúde e na Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Informática.
Comissão criada pela Câmara acompanhará os danos do desastre na Lagoa
A Câmara Municipal de Florianópolis criou uma comissão para acompanhar e avaliar os danos causados às famílias e ao meio ambiente pelo rompimento de uma lagoa de evapoinfiltração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Casan, na região das dunas da Lagoa da Conceição, ocorrido no dia 25 de janeiro. Nos colocamos à disposição e faremos parte desta comissão. Segunda-feira, 8, a comissão se reunirá com a presidente da Casan, técnicos da Companhia e representantes das famílias atingidas.
Nos reunimos com moradores e cobramos informações de órgãos responsáveis
Durante a semana, participamos de reuniões com o Movimento Atingidos por Barragens, moradoras e moradores. A Casan não compareceu a uma das reuniões em que havia se comprometido. Atendendo a nossa solicitação, o presidente da Câmara concederá espaço de fala em sessão para pelo menos dois representantes das famílias atingidas.
Também protocolamos requerimentos de pedidos de informações sobre o caso à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina (DIVS).
Projeto pretende incluir Dia de Iyamanjá e Nossa Senhora dos Navegantes no calendário municipal
Protocolamos no dia 2, Projeto de Lei para que o Dia de Iyemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes seja incluído no calendário de datas do município. Nossa Senhora dos Navegantes, a santa padroeira dos pescadores é reverenciada por adeptos do catolicismo anualmente em 2 de fevereiro. A cidade e a região metropolitana também possuem vários grupos e territórios destinados à prática de religiões de matriz africana e culto a Iyemanjá, que devem ser reconhecidos pela sua importância para o patrimônio material e imaterial.
Por outro lado, esses grupos e territórios ainda sofrem com o preconceito, como ocorrido com a imagem de Iyemanjá no Ribeirão da Ilha, localizada em frente ao centro religioso Ilê de Xangô. A estátua foi depredada com atos de vandalismo em vários momentos, o que revela a prática de intolerância religiosa que deve ser combatida pelo Município.
Requerimento pede criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura
Solicitamos, via requerimento, a criação da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Culturais no município de Florianópolis. O objetivo da proposta é debater junto ao setor econômico da cultura, ao lado das e dos fazedores e agentes de cultura do município de Florianópolis, para buscar entendimentos e ações que possam ser executadas pelo legislativo para dirimir ainda mais os prejuízos causados pela pandemia ao setor. O requerimento foi criado após reuniões com o movimento e será votado na segunda-feira.
Cobramos ao secretário municipal de Saúde ações de enfrentamento à pandemia
Na terça-feira, 2, protocolamos requerimento convocando o secretário municipal de Saúde para ir à Câmara apresentar o plano de vacinação e as ações de enfrentamento à pandemia em Florianópolis. A população tem o direito de entender as estratégias adotadas e quais os prazos para a imunização.
Junte-se a nossa campanha e filie-se ao PT
Em comemoração aos 41 anos do PT, o maior partido de esquerda das américas, lançamos uma campanha de filiação ao partido. Faremos um ato online, no dia 11, às 19h, para ‘assinatura simbólica’ das fichas de filiação.
Transforme sua insatisfação em luta! Com a sua força nós vamos resgatar o Brasil para o seu povo. Acesse https://pt.org.br/filiacao/ e filie-se. Sua luta é a nossa estrela, vem com a gente?