O retorno às aulas presenciais continua gerando preocupação. Nesta semana, recebemos novamente mais relatos de profissionais da educação sobre a ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e de condições seguras para o retorno, além do recebimento de EPIs diferentes dos solicitados nos Planos de Contingência (Plancons) das escolas. Os relatos reforçam nossa defesa de que sem medidas seguras é impossível que a gente retome o ensino presencial.
Reunião na secretaria de Desenvolvimento busca soluções para crise de bares e restaurantes
Na quarta-feira, 31, nos reunimos na Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico junto com representantes de micro e pequenas empresas de bares e restaurantes de Florianópolis, para buscar alternativas e soluções para a crise econômica que afeta o setor. Na semana passada, já havíamos participado de uma reunião com representantes do setor e a bancada do PT na Alesc para pressionar o governo do estado por auxílio econômico.
Reunião na secretaria da Fazenda reforça nosso compromisso de diálogo com diversos setores
Reforçamos nosso compromisso de diálogo com setores da sociedade, mas também com as secretarias e outros órgãos da prefeitura para possibilitar a efetivação das políticas públicas que defendemos. Na terça-feira, 30, estivemos na Secretaria Municipal da Fazenda para conversar com técnicos que fizeram a apresentação do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025.
A proposta do PPA, que estabelece diretrizes, metas, prioridades e objetivos do governo para o período de quatro anos, será enviada para a Câmara Municipal até o dia 15 de abril para deliberações e votação. Antes disso, é importantíssimo que cada cidadã e cidadão interessado (a) possa enviar suas dúvidas, críticas e sugestões.
Sugerimos que assistam a apresentação do plano disponível no YouTube da PMF e caso tenham interesse que preencham o formulário disponibilizado pela Secretaria Municipal da Fazenda até o dia 5 de abril.
Link da apresentação: https://www.youtube.com/watch?v=DAkKH3s9MHM
Link para download do formulário: https://www.pmf.sc.gov.br/entidades/fazenda/index.php…
Comissão da Mulher se reúne e discute sobre enfrentamento à violência contras as mulheres
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero (CDDMIG), sob a presidência da vereadora Carla Ayres (PT), se reuniu ordinariamente nesta semana. Em pauta, a proposta de criação da Procuradoria da Mulher, alteração nas competências da comissão para que fique mais abrangente e debate sobre as formas de enfrentamento à violência contra a mulher. Para a próxima reunião serão convidadas as representantes da Delegacia da Mulher, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV) e Casa de Passagem para entender como está o acolhimento das mulheres vítimas de violência e a partir disso gerar ações mais concretas pela comissão.
As reuniões são transmitidas pela TV Câmara no YouTube, Facebook e também no canal 11.2 da TV Digital, todas as terças-feiras, às 13h.
Live com deputadas petistas discute sobre políticas para combate à pobreza menstrual
Realizamos nesta quinta-feira, 01, uma live sobre Políticas Públicas no Combate à Pobreza Menstrual. Estiveram conosco duas convidadas especiais do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras: a deputada federal por Pernambuco, Marília Arraes, autora de diversos projetos sobre o tema e a deputada distrital Arlete Sampaio, autora de um projeto aprovado no Distrito Federal.
A live está disponível no YouTube e Facebook.
Ditadura nunca mais
Os negacionistas chamam de revolução. Mas a ciência já provou que foi um golpe que resultou em uma profunda ditadura militar. Direitos foram caçados, liberdades cerceadas, opositores perseguidos e o estado aparelhado pelos ‘amigos’ do regime. A ditadura atrasou o desenvolvimento brasileiro, feriu nossa democracia e nos deixou marcas até hoje. Aos que se opunham ou contestavam seus métodos, a perseguição, a tortura e a morte. Há ainda entre nós as viúvas desse período tão bruto de nossa história. Não há o que comemorar, apenas relembrar, para que nunca mais aconteça.