Foi aprovado na quarta-feira, 19, por unanimidade na Câmara Municipal, nosso Projeto de Lei 18190/2021, que institui o dia 2 de Fevereiro como Dia de Iyemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes em Florianópolis. É uma conquista histórica para a liberdade de cultos e credos e para o combate à intolerância religiosa na nossa cidade. O projeto está na ordem do dia de segunda-feira, 24, para segunda votação e aprovação final.
Florianópolis terá seminário sobre pobreza menstrual
Com o intuito de discutir o tema da pobreza menstrual e buscar soluções para o problema, o mandato da vereadora Carla Ayres (PT) e a Úrsula Maschette, psicóloga e educadora menstrual, realizarão no dia 29 de maio o 1º Seminário Online Sobre Pobreza Menstrual em Florianópolis. O objetivo do seminário é discutir o problema e propor soluções para diferentes aspectos do tema, como educação, saúde pública, corpos que menstruam e sustentabilidade.
As interessadas e interessados podem fazer a sua inscrição até o meio-dia de sábado, dia 29 de maio, pela internet. O evento é totalmente online e gratuito e ocorrerá das 14h às 18h, através da plataforma Zoom. As vagas são limitadas às primeiras 100 pessoas que fizeram a sua inscrição no link: https://bit.ly/3463wjK
LGBTIfobia não é mimimi
O dia 17 de maio, Dia Internacional Contra LGBTIfobia, foi escolhido pois neste dia em 1990, uma decisão da Organização Mundial da Saúde retirou da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) a homossexualidade como um distúrbio mental. Assim, todos os anos nesta data, comemoramos a luta contra a LGBTfobia.
PL de empregabilidade para pessoas travestis e transexuais é protocolado na Câmara Municipal
Protocolamos no dia 17, o Projeto de Lei 18235/2021, que tem como objetivo fomentar o emprego e as oportunidades para as pessoas que se autodeclaram travestis ou transexuais, auxiliando-as na entrada do mercado de trabalho e no incremento de suas rendas. De acordo com o projeto, as empresas contratadas pelo Poder Público para realização de obras ou serviços de prestação continuada com prazo igual ou superior a 180 dias deverão manter entre seus quadros de empregados formais, o mínimo de 2% de travestis ou transexuais.
O PL ainda estabelece que as empresas que receberem incentivos fiscais sob qualquer título da administração pública municipal deverão manter entre seus empregados o percentual de 2% de travestis ou transexuais e que o poder público municipal reservará cotas permanentes para travestis e transexuais em programas de emprego e de formação profissional promovidos ou apoiados pela administração direta, indireta, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pelo município.
Leia o projeto na íntegra aqui.
Reunião no Sapiens Parque discute sobre emprego para pessoas LGBTI+
Estivemos juntamente com a Ong Acontece – Arte e Política LGBTI+ reunidas com o presidente do Sapiens Parque, Daniel Leipnitz, para tratar de projetos de empregabilidade para pessoas LGBTI+ no setor de tecnologia de Florianópolis. Nosso mandato tem dialogado também com outros atores do setor de inovação e tecnologia, para a futura geração de conhecimento e oportunidades para jovens de baixa renda de nossa cidade.
MP do Apagão é aprovada na Câmara dos Deputados e das Deputadas
Infelizmente a Câmara dos Deputados e das Deputadas aprovou nesta semana, a Medida Provisória que permite a privatização da Eletrobras. Vale destacar que todas e todos os parlamentares do PT votaram contra esse atentado ao povo brasileiro. Privatizar a Eletrobras é deixar os mais pobres às escuras e devolver boa parte do Brasil para a idade média. Por isso, nosso mandato apoia a mobilização do Sinergia – Sindicato Dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica de Florianópolis.
Comissão da Mulher da Câmara Municipal assina pedido de inclusão de lactantes na prioridade de vacinação
Após articulação entre as vereadoras e o vereador da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero da Câmara Municipal de Florianópolis, da qual estou presidenta, foi encaminhado, com assinatura conjunta, um pedido para que o prefeito Gean Loureiro autorize a inclusão das lactantes como grupo prioritário no plano de imunização contra a Covid-19.