Vamos erradicar a pobreza menstrual em Florianópolis?

Neste 28 de maio, Dia Internacional da Higiene Menstrual, nosso mandato reforça a luta pela erradicação da pobreza menstrual e inicia uma campanha para arrecadação de absorventes, que serão mensalmente destinados à campanha PT Solidário, para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade. Nosso objetivo é que muito em breve Florianópolis tenha um Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual, e que esse se torne um compromisso da gestão municipal. Enquanto isso não acontece, contamos com o apoio de vocês para garantir o mínimo de dignidade às pessoas que menstruam e que estão passando por mais dificuldades devido à pandemia.

Agende a entrega dos absorventes via  CarlaZap:  48 9935-1291

Seminário online sobre pobreza menstrual que será realizado amanhã esgotou inscrições em três dias

A reafirmação de que o debate sobre a pobreza menstrual é necessário e urgente e que cada vez mais pessoas estão se interessando pelo tema chegou de forma surpreendente para nós. As inscrições para o nosso 1º Seminário Online sobre Pobreza Menstrual, construído em parceria com a psicóloga e educadora menstrual Úrsula Maschette, esgotaram em três dias.

Para ampliar o alcance do seminário, iremos transmitir ao vivo, às 14h, em nosso Facebook e YouTube, a plenária de abertura “Do biológico ao social: por que menstruar é um ato político?”.

Acionamos a Defensoria Pública para garantir que todas os tipos de famílias monoparentais recebam o auxílio emergencial de Florianópolis

Durante a discussão do auxílio emergencial de Florianópolis, aprovado na Câmara Municipal no dia 12 de maio, discordamos da redação sobre o critério de concessão do auxílio para famílias monoparentais – apenas responsáveis mulheres –  e por isso fizemos uma emenda para ampliar o alcance do benefício e incluir famílias que tenham como responsáveis homens (cisgêneros ou trans) e famílias constituídas por afinidade.

A emenda foi rejeitada. Nesse sentido, oficializamos a Defensoria Pública de Santa Catarina por entender que o art. 1º, parágrafo único do projeto é discriminatório, pois não contempla família monoparental paterna e; o art. 3º, parágrafo 1º e 2° igualmente, visto que o mesmo pode ser interpretado em prol de famílias sanguíneas apenas, o que acreditamos ser inadequado em razão do Princípio da Igualdade entre a pluralidade das famílias.

MST doa 10 toneladas de alimentos na grande Florianópolis em ação que teve o PT Solidário como parceiro

Em comemoração aos 36 anos de existência, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Santa Catarina se uniu em um movimento solidário para a doação de 10 toneladas de alimentos na Grande Florianópolis. O PT Solidário é parceiro da ação, que teve a Ocupação Fabiano de Cristo como uma das beneficiadas na terça-feira, 25. No mesmo dia também foram feitas doações no Monte Serrat, Ocupação Marielle Franco, Morro do Mocotó, indígenas kaingang no Tisac e Vale das Palmeiras, em São José.

Vacina no braço, comida no prato!

Câmara vota PPA e rejeita emendas que iriam beneficiar a cidade

A Câmara Municipal de Florianópolis votou nesta semana o Plano Plurianual (PPA), que estabelece diretrizes, metas, prioridades e objetivos do governo para o período de quatro anos. Nosso mandato apresentou diversas emendas, mas foram todas rejeitadas pela base do prefeito Gean Loureiro.  O PPA aprovado na Câmara e que teve nosso voto contrário, prevê mais de R$ 48 milhões para serem gastos em propaganda da Prefeitura. Uma afronta a todas as pessoas que hoje passam fome no município. Seguiremos na luta por mais justiça social e garantia de direitos à população de Florianópolis.

Veja o resumo de todas as emendas apresentadas pelo nosso mandato aqui

Escola do Legislativo da Câmara realiza aula inaugural online

Foi realizada nesta quinta-feira, 27, a Aula Inaugural da Escola de Gestão e Eficiência Legislativa da Câmara Municipal, da qual fazemos parte da gestão colegiada. O tema da aula foi sobre “O papel do Legislativo para Educação Política e Democracia”.

A EGEL terá pelo próximo biênio a gestão compartilhada entre o nosso mandato e os mandatos da vereadora Maryanne Mattos (PL) e do vereador Afrânio Boppré (Psol). Trabalharemos para que a Escola do Legislativo seja um importante instrumento de qualificação dos nossos servidores, bem como, seja mais um canal de aproximação com a comunidade, oferecendo conteúdos de qualidade para a população de Florianópolis.

Veja como foi: https://www.youtube.com/watch?v=AcP9p29akeY

Ato no Centro de Florianópolis cobra vacina para toda a população

Participamos nesta semana de um ato cobrando a aceleração da vacinação na cidade. O ato pediu ainda apoio aos que mais sofrem com a volta da fome no Brasil. Amanhã estaremos novamente nas ruas pelo “Fora Bolsonaro, pelo auxílio emergencial e vacina para todas, todos e todes”.

Visitamos o sul de Santa Catarina para conversar sobre direitos LGBTI+

No fim de semana passado estivemos em Araranguá e Criciúma, no sul do estado, fazendo bate-papos super importantes com companheiras (os) de partido e amigas (os) sobre direitos LGBTI+, os desafios para a retomada democrática em nosso país, o enfrentamento ao governo genocida de Bolsonaro e a construção de políticas públicas.

Mandato produz artigo para coluna do site Mídia Ninja

Na semana que Jean Wyllys se filiou ao Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, nosso mandato produziu um artigo sobre “O papel das LGBTI+ na reconstrução do Brasil”, para a coluna do site Mídia Ninja. Leia o artigo aqui

Vamos erradicar a pobreza menstrual em Florianópolis?
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!