Na última terça-feira, encaminhamos um ofício ao secretário de segurança pública expressando nossa preocupação com o fato ocorrido na madrugada do último sábado (15) quando um homem teve seu corpo e seus pertences incendiados enquanto dormia na Avenida Beira-Mar Norte, uma das mais importantes e movimentadas vias da nossa cidade. Sabe-se que o homem veio à Florianópolis em busca de uma oportunidade de trabalho, tal qual milhares de cidadãos que hoje vivem em nosso município e que podem chamar esta cidade de lar. Sabe-se também que ele dormia enquanto aguardava o ônibus de retorno para sua cidade natal (Presidente Prudente-SP) e que independente de onde estivesse, sua segurança era uma responsabilidade do Estado, que evidentemente falhou ao protegê-lo.
É urgente que este fato seja elucidado pelas autoridades competentes e, mais do que isto, que adotemos medidas para que violações dos direitos humanos desta ordem jamais voltem a acontecer em nossa cidade. Estamos acompanhando este caso com muita preocupação e exigimos respostas, assim como a identificação e responsabilização dos autores desse crime brutal.
Comentamos sobre a pista de skate no Parque de Coqueiros
Nesta semana, o secretário de esportes de Florianópolis anunciou a construção de uma pista de skate no Parque de Coqueiros. Entretanto, recebemos muitas reclamações de pessoas da comunidade que não querem essa construção naquela área. Vale ressaltar que o Parque de Coqueiros foi construído pela comunidade, que conseguiu transformar uma área degradada em um dos parques mais frequentados de Florianópolis. Nós entendemos a importância de ampliar as áreas de práticas esportivas e de se investir no esporte, entretanto, é necessário diálogo com a população de cada bairro, para que as decisões da prefeitura não sejam impostas, mas sim construídas com base no interesse comum. Veja os comentários em nossa publicação, aqui.
Solicitamos ao secretário de Saúde informações sobre o passaporte vacinal e o edital para contratação de 280 profissionais da saúde
O prefeito Gean Loureiro anunciou, no dia 9 de janeiro, a contratação de 280 profissionais da saúde. Frente ao descontrole da pandemia na nossa cidade e a crescente demanda na rede pública de saúde, a contratação é mais do que urgente, entretanto, o anúncio do prefeito não trouxe mais detalhes sobre como essa contratação será realizada.
A transparência sobre este tipo de contratação é fundamental, afinal, a fiscalização dos gastos públicos é uma de nossas principais atribuições na Câmara Municipal. Verificando as publicações do Diário Oficial, identificamos que desde o início do ano há o chamamento de apenas 4 profissionais da saúde. Por isso, nesta semana, encaminhamos um ofício à Secretária de Saúde solicitando uma série de explicações sobre as contratações e o funcionamento do passaporte vacinal na cidade.
Onde estão os banheiros da Beira-Mar Continental?
Nas últimas semanas temos recebido uma série de reclamações por parte da população que utiliza as áreas de lazer da Avenida Beira-Mar Continental, a respeito da retirada dos banheiros químicos que estavam disponíveis no local. A avenida tornou-se um dos locais da cidade com maior fluxo de pessoas, entretanto, apesar das opções para a prática esportiva e lazer da população, a retirada dos banheiros químicos impõe uma série de limitações para os frequentadores daquele espaço.
A Beira-Mar Continental tornou-se um local de lazer para milhares de pessoas da região Continental da cidade, por isso, precisamos oferecer a estrutura adequada para o conforto e o bem-estar da nossa população.
População do Norte da Ilha e Continente pede o retorno da Comcap
Sob o discurso de que o serviço da Comcap era caro demais, Gean Loureiro provocou um verdadeiro caos na coleta de lixo na Capital. No Norte da Silva e no Continente, regiões onde o serviço foi terceirizado, a Amazon Fort, empresa contratada no lugar da Comcap, não está dando conta da coleta.
São vários casos de paralisação dos trabalhadores terceirizados, por falta de pagamentos, e afastados por conta da Covid. Enquanto Gean ataca a Comcap para satisfazer a sanha privatista da elite que o cerca, a população vai sofrendo com um serviço terceirizado insuficiente para a demanda.
O Norte da Ilha e o Continente estão cansados desse descaso. A população quer a Comcap de volta!
Vamos falar sobre mudanças climáticas?
Essa onda de calor que atinge Santa Catarina possui relação com as mudanças climáticas e costumam provocar mortes em várias regiões do mundo. Um estudo aponta que as mortes decorrentes das ondas de calor aumentaram 50% nos últimos 20 anos. Aqui em Florianópolis, apresentamos uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica para combater as mudanças climáticas e preparar nossa cidade para lidar com os efeitos dela. Infelizmente, o projeto está parado na Câmara.
Florianópolis pode se tornar uma referência nacional de combate às mudanças climáticas e ao aquecimento global, mas é preciso vontade política para que o projeto possa ser aprovado. Dezenas de pesquisadores, especialistas e cientistas assinaram uma carta em defesa do nosso projeto. Também encaminhamos uma carta a cada parlamentar da Câmara Municipal, solicitando apoio ao projeto. Mas precisamos de pressão popular pela sua aprovação.
Por isso, é importante que você cobre a sua ou o seu representante aqui na Câmara de Florianópolis, para que ele vote favoravelmente ao nosso projeto. Só assim poderemos lutar efetivamente contra as mudanças climáticas na nossa cidade.