Na última semana recebemos a notícia de que nosso Projeto de Emenda à Lei Orgânica para que a proteção contra as Mudanças Climáticas passe a ser prevista na legislação municipal de Florianópolis, foi incluído no banco de legislações do Clima de Eleição, por meio do Mandatos-C, uma aliança de lideranças do legislativo pela ação climática. a iniciativa tem por objetivo disponibilizar essas referências para que projetos semelhantes possam ser implementados em outras cidades do país.
Ficamos muito felizes em ver nosso projeto neste banco de legislações, afinal, além de trabalharmos para que Florianópolis se torne uma referência nacional no combate às mudanças climáticas e na preservação ambiental, lutamos também para que esse tipo de iniciativa se propague em todo o Brasil.
Lagoa da Conceição: um ano de desastre ambiental
Nesta terça-feira a população da Lagoa da Conceição realizou um ato para marcar o 1 ano do desastre promovido pelo rompimento da lagoa de evapoinfiltração da Casan. Casas foram atingidas ficando com água até o teto e a Lagoa da Conceição ainda sofre os efeitos ambientais da poluição.
Depois de um ano de sofrimento, nada foi feito para recuperar a Lagoa da Conceição ou para evitar que um novo crime, como o que ocorreu em janeiro de 2021, volte a acontecer. A Lagoa precisa ser recuperada e continuaremos na luta para que um sistema eficiente e ecologicamente correto de tratamento de esgoto seja implementado na Lagoa da Conceição.
Até hoje, o Gean Loureiro ignora o sofrimento da população, a poluição despejada na lagoa e se preocupa apenas com obras faraônicas que não resolvem os reais problemas da população afetada. Veja fotos aqui.
Plano Diretor: nos reunimos com o MPSC
Na tarde de ontem, nós e a bancada do Psol na Câmara Municipal de Florianópolis, estivemos reunidas com o promotor Rogério Seligman do Ministério Público de Santa Catarina para dialogar sobre o processo de revisão do plano diretor da nossa cidade.
Essa foi uma reunião extremamente importante para tratar das questões técnico-legais sobre a participação popular na elaboração das propostas de revisão do Plano. Não podemos aceitar que um documento pronto seja enfiado goela abaixo da população, sem que haja participação popular na elaboração desta revisão.
Nosso mandato estará sempre ao lado da democracia e das comunidades de Florianópolis.
Processo de licitação para obra do túnel da Lagoa é suspenso
O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina determinou, em medida cautelar, a suspensão do processo de licitação para a contratação de uma empresa de consultoria para a execução de serviços técnicos do projeto executivo de engenharia e de licenciamento ambiental do túnel do Morro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A obra é uma das principais apostas eleitorais de Gean Loureiro para a candidatura ao governo do Estado, entretanto, como praticamente todas as decisões do Executivo municipal, não foi dialogada com a comunidade, que possui uma série de outras prioridades, como a limpeza da Lagoa da Conceição.
Na decisão, o conselheiro do TCE ainda determinou que seja realizada uma audiência pública com o secretário de infraestrutura para explicar as irregularidades apontadas no edital. Vamos acompanhar esta situação e exigir que a comunidade da Lagoa seja ouvida neste processo.
Assembleia discute condições de trabalho e falta de profissionais da PMF
Trabalhadoras e trabalhadores da prefeitura se reuniram em assembleia geral extraordinária para discutir sobre as condições de trabalho na pandemia e falta de profissionais. O caos na saúde pública e a sobrecarga de profissionais ficou visível para qualquer pessoa que tivesse dúvida nos últimos dias, com as filas enormes e a exaustão de trabalhadores.
No entanto, as péssimas condições de trabalho e exposição ao coronavírus não é realidade apenas na área da saúde, em diversos outros setores do serviço público, profissionais relatam o descumprimento de regras e a irresponsabilidade de pessoas que colocam a vida de colegas em risco.
Não fosse o avanço da vacinação, o cenário seria ainda mais catastrófico. É preciso garantir os direitos e condições dignas de trabalho, para que estes trabalhadores e trabalhadoras consigam atender a população como ela merece.
Solicitamos a construção de uma ponte de concreto no Morro do Mocotó
Essa era a situação de uma ponte de madeira improvisada por moradores do Morro do Mocotó após um desbarrancamento na região. A ponte que é o principal acesso de alguns moradores da comunidade oferece risco para as pessoas que precisam passar por lá, especialmente pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência.
Cansada de esperar alguma providência e com medo de acidentes, a comunidade fez um mutirão e realizou algumas melhorias, que não serão suficientes com o passar do tempo. Sendo assim, atendemos ao pedido de moradores e fizemos uma indicação para que a Prefeitura, por meio da secretaria de Infraestrutura, construa uma nova passagem de concreto, oferecendo mais segurança e qualidade de vida para a população.
Esperamos que o pedido da comunidade seja atendido.