Pela primeira vez na história alguns dos principais times de futebol de Santa Catarina irão realizar uma campanha de combate à LGBTIfobia nos estádios. A iniciativa foi proposta pelo nosso mandato e abraçada por Avaí, Brusque, Criciúma e Figueirense, em alusão ao mês do orgulho LGBTI+. O objetivo da campanha é promover o respeito às diversas orientações sexuais e identidades de gênero, junto às torcidas, fazendo com que os estádios possam se tornar mais inclusivos e acolhedores. Em Criciúma, a ação será realizada no dia 25 de junho, no estádio Heriberto Hülse, no jogo contra o Vila Nova; no dia 26 de junho, é a vez da Ressacada ganhar as cores do arco-íris, quando o Avaí enfrenta o palmeiras; no dia 27 a ação será realizada no Orlando Scarpelli, no jogo entre Figueirense e Remo; e no dia 1º de julho, a ação será realizada no Augusto Bauer, no jogo entre Brusque e Operário.
Leis em defesa das mulheres e LGBTI+
Participamos da segunda reunião do grupo de trabalho que está pensando a regulamentação das leis 10.715/2020, de nossa autoria, que cria o Dossiê Mulher Florianopolitana com a publicação de dados de violência contra a mulher e 10.527/2019, de autoria do ex-vereador Tiago Silva, que cria a Política de Transparência e Combate à Violência Contra a População LGBTI+ em nossa cidade, com publicação de dados de violência contra LGBTI+.
Visita ao Observatório da Violência Contra a Mulher
Nesta semana fomos visitar o Observatório da Violência Contra a Mulher de Santa Catarina, na Alesc, para conversar a respeito do trabalho do órgão que é fundamental no monitoramento e combate às violências contra as mulheres em nosso estado. Seguimos pressionando pela criação da procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Florianópolis.
Palestra na ESAG sobre LGBTI+ na política
Realizamos uma palestra no curso de Administração Pública da ESAG/UDESC, sobre os desafios das LGBTI+ na Política. Foi uma oportunidade muito importante de falar sobre a falta de representatividade nos espaços de poder aqui no Brasil.
Encontro em Palhoça reúne pré-candidaturas
Um encontro realizado pelo diretório municipal de Palhoça reuniu algumas das pré-candidaturas do PT na região. Foi uma excelente oportunidade para que pudéssemos discutir os problemas e os desafios para o desenvolvimento sustentável da cidade. Questões como o problema da mobilidade, do transporte público de péssima qualidade, da falta de saneamento, da urgência de um hospital público, do potencial turístico, da urgência de conclusão do Contorno Viário, de uma solução para a comunidade do Alto Aririú, da geração de oportunidades para os jovens de Palhoça, de investimentos na educação nas comunidades mais vulneráveis e da falta de vagas nas creches, são alguns dos maiores problemas na cidade, que carecem de investimentos.
Café com mauro Passos e Jorge Peres
Ainda nesta semana, tivemos a honra de tomar um café com Mauro Passos e Jorge Peres. O Mauro foi vereador na Capital duas vezes e nosso deputado federal eleito em 2002. O Jorge foi presidente do PT de Pernambuco e escolheu Santa Catarina para viver. Fico muito feliz em poder contar com o apoio deles nessas eleições.
Encontro com a direção da Fecesc
Outro importante encontro que tivemos nesta semana foi com a direção da FECESC, a Federação dos Comerciários do nosso estado. Fomos recebidas pelo presidente Alano e pudemos ouvir e aprender com essa grande liderança catarinense. Só na grande Florianópolis são mais de 50 mil pessoas atuando no setor. Contem conosco sempre.
Vereador Eduardo Zanatta visita nosso gabinete
Recebemos a visita do vereador Eduardo Zanatta (PT), de Balneário Camboriú, que é pré-candidato a deputado estadual. Tivemos uma excelente conversa sobre o futuro e o papel de jovens parlamentares na Câmara Federal e na Alesc para ajudar Lula a reconstruir nosso país e melhorar nosso estado.