Requerimento foi proposto pelas vereadoras Carla Ayres (PT), Ingrid Sateré Mawé (PSol) e pelo vereador Leonel Camasão (PSol).
A Câmara Municipal de Florianópolis deve ganhar, a partir de 2025, a Frente Parlamentar pela Garantia dos Direitos LGBTI+. Um requerimento foi apresentado pela vereadora Carla Ayres (PT) em conjunto com a vereadora Ingrid Sateré Mawé (PSol) e o vereador Leonel Camasão (PSol), que pretendem utilizar o espaço para discutir os principais entraves para a efetivação desses direitos, bem como, discutir políticas públicas voltadas à esta população. O requerimento entrou na pauta da primeira sessão deliberativa da Câmara Municipal de Florianópolis, que deve ser realizada no dia 3 de fevereiro de 2025.
A criação da Frente Parlamentar pela Garantia dos Direitos LGBTI+ será um marco na história desta população, que passa a contar com um reforço em sua representação no Parlamento municipal. A vereadora Ingrid Sateré Mawé (pansexual) e o vereador Leonel Camasão (bissexual) somam suas vozes à vereadora Carla Ayres, que na legislatura anterior foi a única parlamentar assumidamente lésbica na Câmara Municipal de Florianópolis. Com a ampliação da bancada, a luta contra o preconceito e pela promoção dos direitos LGBTI+ se fortalece na capital catarinense, estimulando o debate e a luta por direitos em outras regiões de Santa Catarina.
Como justificativa para o requerimento, as vereadoras e o vereador defendem que a criação da Frente reafirma o compromisso do Legislativo municipal com uma cidade mais inclusiva e segura, além de garantir a execução de políticas públicas que assegurem a dignidade e a cidadania desta população. A íntegra do requerimento pode ser conferida no site da Câmara Municipal de Florianópolis.