Transporte coletivo como prioridade: uma proposta para a SC-401

As faixas exclusivas de ônibus são uma política pública consolidada nas principais capitais do país.

Elas têm se mostrado uma das soluções mais eficazes para enfrentar os desafios da mobilidade urbana — mas Florianópolis segue ignorando essa realidade, mesmo diante dos inúmeros benefícios comprovados.

Nos locais onde foram implantados, os corredores exclusivos reduziram pela metade o tempo de deslocamento dos ônibus. Isso significa mais qualidade de vida para a população que depende do transporte coletivo diariamente. Com o fluxo contínuo e previsível dos ônibus, mais pessoas se sentem incentivadas a deixar o carro em casa, contribuindo para a diminuição do trânsito e da emissão de gases poluentes.

Além disso, menos congestionamentos significam também mais agilidade para o transporte de mercadorias, o que reduz o custo do frete e fortalece a economia local. É uma solução inteligente, sustentável e que atende diretamente às necessidades da maioria trabalhadora da nossa cidade.

É nesse sentido que, como vereadora e deputada federal, encaminhei ofícios ao Governo do Estado de Santa Catarina — responsável pela SC-401, a rodovia estadual mais movimentada do estado — e à Prefeitura de Florianópolis, solicitando que a terceira faixa atualmente em construção seja destinada a um corredor exclusivo de ônibus.

Está mais do que provado que abrir novas pistas para carros não resolve o problema do trânsito. Pelo contrário: priorizar o transporte individual é insistir em um modelo ultrapassado, excludente e insustentável.

Florianópolis precisa mudar de rota. O futuro da mobilidade urbana passa pelo transporte coletivo — e ele deve ser prioridade absoluta.

Prioridade ao transporte coletivo

Transporte coletivo como prioridade: uma proposta para a SC-401
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