Nesta quinta-feira, 10, tivemos um encontro online muito importante e gratificante em que debatemos as pautas LGBTI+. Nos reunimos com Symmy Larrat, presidenta da ABGLT e com o Vinicius Oliveira, do coletivo LGBT do MST. Em pauta a população LGBTI+ como alvo dos fundamentalistas e da extrema direita no Brasil; nossas organizações e as LGBTI+ nos espaços de poder; nossa luta por conquista de igualdade e direitos e a violência praticada contra a população LGBTI+. A vereadora do Rio de Janeiro, Monica Benício (Psol) que iria participar do encontro teve uma reunião de emergência com o Ministério Público sobre o caso Marielle e não pôde comparecer. Veja como foi aqui.
Repudiamos o brutal caso de estupro coletivo contra um jovem LGBTI+
No último domingo, 6, nos manifestamos, por meio de uma nota de repúdio, após tomarmos conhecimento da brutalidade ocorrida em Florianópolis no dia 31 de maio, contra um jovem LGBTI+. Por que a identidade dos estupradores está sendo mantida em sigilo? Por que crimes como este ainda se repetem em nossa cidade? Por que tamanho silêncio das autoridades sobre essa brutalidade?
Urge que todas estas perguntas sejam amplamente discutidas e respondidas pelas autoridades públicas da cidade de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina. Amanhã estaremos nas ruas para o ato de luta contra os crimes de LGBTIfobia. Leia a nota na íntegra aqui.
Fizemos reunião ampliada com movimentos LGBTI+ de Florianópolis
Buscando ampliar ainda mais a participação da população LGBTI+ nas ações do mandato, realizamos uma reunião ampliada junto a diversos movimentos sociais da cidade. No encontro, foram discutidos os recentes casos de violência, as ações realizadas pelo mandato em prol desta população e as demandas necessárias para que possamos assegurar os direitos, mais oportunidades, segurança e dignidade para as LGBTI+ em Florianópolis. Carla Ayres é a primeira vereadora assumidamente lésbica da história de Florianópolis.
Completaram-se três anos que chegamos na Câmara pela primeira vez
Há três anos chegamos na Câmara Municipal para assumir o mandato do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras por 30 dias. Pela primeira vez uma mulher lésbica atuava como vereadora em Florianópolis. Levamos nossas cores, nossas bandeiras e ideias para um espaço predominantemente masculino, branco e hétero. Lá atrás começamos o trabalho que agora estamos realizando em nosso mandato. Levamos também nosso recado de Lula Livre, que hoje já é uma realidade. Que os espaços de poder e decisão possam ser cada vez mais das mulheres e da população LGBTI+.
Dia do Meio Ambiente é marcado por ato em Florianópolis
Desde o golpe contra a presidenta Dilma, nosso país tem sido alvo de uma série de ataques contra as políticas ambientais e as instituições de proteção, como Ibama e ICMBio, que tornaram-se alvo sobretudo do governo genocida de Bolsonaro, com Ricardo Salles à frente do Ministério do Meio Ambiente. Salles é investigado por facilitar o contrabando de Madeira ilegal para os Estados Unidos e Europa.
Ainda sobre o meio ambiente, em maio deste ano, apresentamos uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica que inclui uma série de medidas de combate às mudanças climáticas em Florianópolis. Mais do que garantir a preservação do nosso ecossistema e a criação de políticas públicas de enfrentamento às mudanças climáticas, nosso projeto pretende estimular as boas práticas de gestão socioambiental aqui na capital. No sábado, estivemos no ato realizado na Ponte Hercílio Luz, em virtude do Dia do Meio Ambiente.
Participamos de iniciativas de apoio ao IFSC e ao reitor eleito
Em defesa do respeito à democracia no IFSC e com o objetivo de ampliar esse debate no parlamento de Florianópolis, apresentamos em conjunto com o vereador Afrânio Boppré (Psol) moção em apoio à comunidade acadêmica do IFSC e pedido de uso da tribuna livre da Câmara Municipal para o reitor eleito Mauricio Gariba Júnior.
A comunidade acadêmica do IFSC luta, desde abril de 2020, pela posse do reitor eleito para comandar a reitoria desta importante instituição catarinense. A eleição aconteceu, em 2019, tendo o prof. Dr. Maurício Gariba Júnior como o vencedor nos dois turnos com a maioria dos votos de docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes. O resultado do processo eleitoral foi referendado pelo Conselho Superior do IFSC, em dezembro de 2019. Porém, a posse, que deveria ocorrer em 20 de abril de 2020 foi impedida por portaria do Ministério da Educação (MEC), que nomeou um outro servidor que não havia participado do pleito e posteriormente o candidato derrotado no segundo turno.
Audiência Pública debate a situação da pandemia em Santa Catarina e Florianópolis
Na quarta-feira, 9, pela manhã, realizamos uma audiência pública entre a Câmara Municipal de Florianópolis e a Alesc, para discutir os rumos da pandemia em Santa Catarina e em nossa cidade. A audiência é fruto de uma proposição nossa como integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, construída em conjunto com o deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde da Alesc.
Dentre os encaminhamentos tirados a partir da AP, estão: a permanente articulação pela compra de vacinas para Santa Catarina; a intensificação da busca ativa de pessoas aptas a receberem a vacina; o fortalecimento das campanhas de informações pró-vacina; a ampliação dos pontos de vacinação em todo o estado de Santa Catarina; o fortalecimento dos protocolos e de pontos de barreiras sanitárias com o intuito de conter a propagação do vírus e evitar a chegada de novas cepas ao estado.
Uma dose é boa! Duas é imunização!
Um dia após o Governo do Estado de Santa Catarina divulgar o calendário de vacinação e no Dia Mundial da Imunização, também reforçamos a necessidade de tomar a 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19 para atingir a imunização.
Vamos erradicar a pobreza menstrual em Florianópolis?
No dia 28 de maio iniciamos uma campanha de arrecadação de absorventes, que serão mensalmente destinados ao PT Solidário para doação às pessoas em situação de vulnerabilidade. Recebemos algumas doações e queremos aqui agradecer e também reforçar nossa disposição no combate à pobreza menstrual em Florianópolis e nossa luta para que esse se torne um compromisso da administração municipal.
Quem quiser e puder colaborar, entre em contato com o CarlaZap no 48 99935-1291 ou http://bit.ly/WhatsAppCarlaAyres para agendar a entrega na Câmara Municipal.