O que simbolizam as pessoas que homenageamos em locais públicos de nossa cidade?
Com este pensamento em 17 de março de 2020 protocolamos na Câmara Municipal de Florianópolis o Projeto de Lei 18.049/2020 para denominar um trecho do passeio, situado na parte central da Avenida Hercílio Luz, como Passeio Marielle Franco. Pelo projeto sua localização se dará entre a esquina da avenida com a Rua Anita Garibaldi e a rua Antônio Nico Luz.
Em Florianópolis, historicamente temos uma sub representação feminina, seja na política, mas também nomeando locais públicos, como ruas, avenidas, praças e prédios públicos.
Por isso escolhemos um trecho entre a rua Anita Garibaldi, uma das poucas na cidade de Florianópolis que recebe nome de uma mulher e a rua Antônio Nico Luz. O Passeio também estará nas proximidades do Instituto Estadual de Educação, local que recebe muitos estudantes negros e periféricos, de vivência semelhante a da professora Marielle.
A avenida Hercílio Luz foi construída nas margens do Rio da Bulha, onde mulheres negras lavavam as roupas da elite florianopolitana. Atualmente o rio encontra-se canalizado, o que gerou o espaço onde pretendemos denominar de Passeio Marielle Franco.
Atualmente o local é ocupado pela juventude, por moradores do maciço do Morro da Cruz e grupos de arte e cultura na busca do uso do espaço público. Florianópolis, como capital de estado, precisa estar aberta aos simbolismos que representem em totalidade a sua população.
Onde ficará?
O Passeio Marielle Franco ficará no canteiro central da Avenida Hercílio Luz, entre as ruas Anita Garibaldi e Antônio Nico Luz.
Combatendo as Fake News sobre o projeto
A Avenida Hercílio Luz mudará de nome?
Não! O Passeio Marielle Franco será em parte do canteiro central da avenida.
O local onde será o Passeio possui algum nome e será alterado com a homenagem?
Não! Embora outros trechos do canteiro central da Avenida Hercílio Luz já sejam nomeados, o local do Passeio Marielle Franco não possui nome atualmente.
“Marielle Franco nunca nem esteve em Florianópolis”
Mentira! Marielle Franco esteve na cidade para o evento ‘Mundo de Mulheres’ meses antes de seu assassinato.
“Ela era defensora da milícia”
Não! Pelo contrário, ela era uma opositora das milícias, combatendo a exploração da população por estes grupos.
“Ela nem era daqui. Deveriam homenagear alguém de Florianópolis”
Como capital de estado, Florianópolis já possui homenagens a pessoas da cidade, do estado, do país e do mundo, levando-se em consideração o que essas pessoas representaram ou fizeram em um período. Importante destacar a diversidade em nossa cidade e que nem todos as ruas, bairros e praças levam o nome de pessoas de Florianópolis, inclusive a capital.
Acreditamos sim na importância de valorizar as pessoas de Florianópolis e de homenageá-las, contudo, este é um espaço que nunca alguém antes pensou em nomear e por isso defendemos o nosso projeto. Contudo, estamos abertas ao diálogo e sugestões para homenagens em outros espaços.
Homenagens pelo Brasil e pelo Mundo
São Paulo – SP | Escadaria no bairro de Pinheiros recebeu uma ilustração de Marielle. Frequentemente o local é alvo de vandalismos.
Paris | Um jardim suspenso foi construído ao lado de uma estação de metrô da capital francesa.
Berlim | A capital alemã homenageou Marielle no mural em um edifício da cidade.
Lisboa | Mural foi inaugurado na capital portuguesa.