Com o propósito de dialogar com parlamentares sobre as pautas e projetos defendidos pelo seu mandato em Florianópolis, a vereadora Carla Ayres (PT) esteve em Brasília, entre os dias 18 e 19 de outubro, onde teve uma agenda bastante movimentada. Na oportunidade, a vereadora também protocolou o Manifesto Coletivo das Parlamentares Catarinenses pela Dignidade Menstrual na Câmara Federal, como forma de reforçar o apoio à derrubada do veto presidencial ao trecho da lei que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual (Lei 14.214/2021). O manifesto é fruto da construção entre a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Promoção da Igualdade de Gênero da Câmara Municipal de Florianópolis e da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Outro encontro realizado pela vereadora Carla Ayres em Brasília foi com Gabriela Mora, oficial do Programa de Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil. Na conversa, foram discutidos os estudos e projetos que a UNICEF tem realizado sobre a Dignidade Menstrual e sobre as ações do mandato em defesa da criação de políticas públicas sobre o tema. De acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, realizado pelo órgão ligado à ONU, 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio no Brasil e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
Diálogo sobre as mudanças climáticas
A ida da vereadora Carla Ayres à Brasília também foi importante para conhecer iniciativas semelhantes aos seus projetos na Câmara Municipal de Florianópolis. Neste sentido, o encontro com o senador Jaques Wagner (PT-BA), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, foi uma oportunidade para discutir o projeto apresentado pela vereadora que inclui na Lei Orgânica do Município de Florianópolis a proteção contra as Mudanças Climáticas. “A ideia é somar esforços pela aprovação de legislações relativas às Mudanças Climáticas em todo o Brasil, afinal, este é um tema urgente e que impacta a vida de toda a população. Anualmente, nosso país soma bilhões de reais em prejuízos decorrentes dos eventos climáticos extremos que levam sofrimento a milhões de brasileiros. Por isso, precisamos discutir esta pauta que é tão relevante para Florianópolis, para Santa Catarina e para o Brasil.”, destacou a vereadora.
Cannabis medicinal na pauta das reuniões
Por fim, outro diálogo construído por Carla Ayres na capital federal foi relacionado aos projetos apresentados pela vereadora que propõe o estímulo às pesquisas e a distribuição de medicamentos à base de cannabis em Florianópolis. Em conversa com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), presidente da Comissão Especial dos Medicamentos Formulados com Cannabis da Câmara Federal, Carla apresentou os projetos de sua autoria que tramitam na Câmara Municipal de Florianópolis e reforçou a importância dessas iniciativas para aliviar o sofrimento de milhares de pessoas que sofrem com doenças raras e crônicas e que podem ser beneficiadas por esses medicamentos.