Fiscalizamos a obra de duplicação da Edu Vieira

Entra ano e sai ano, mas as obras de duplicação da Edu Vieira não são concluídas. Me lembro que lá em 2015 quando fazia doutorado na UFSC já acompanhava as filas que se formam na região e as dificuldades enfrentadas por quem mora, estuda ou passa por ali. A duplicação da Edu Vieira é apenas uma das obras realizadas no entorno da UFSC, que impactam diretamente a vida da população. Há ainda um receio de moradores das redondezas sobre alterações na mobilidade, sem diálogo com a comunidade. 

Certo é que essa é mais uma obra atrasada, o que nos parece bem comum na cidade. Nesse sentido, solicitamos via requerimento a presença dos secretários municipais de infraestrutura e mobilidade urbana em sessão da Câmara, para dar informações sobre as obras e reformas em locais públicos que estão sendo realizadas no entorno da UFSC, mais especificamente na Trindade, Carvoeira e Pantanal e sobre o plano de mobilidade urbana pensado para a região, sobretudo com o retorno das aulas presenciais previstas para o começo de 2022. Assista aqui.

Comissão da Mulher realiza reunião ampliada sobre população em situação de rua

Na terça-feira (7), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero, realizou, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, uma reunião ampliada sobre a população em situação de rua, em especial mulheres e LGTBI+ abrigadas na Passarela.

A reunião teve ampla participação de movimentos e entidades que atuam na pauta da população em situação de rua, mulheres, LGBTI+ e em defesa dos direitos humanos em Florianópolis, do Coletivo Voz das Manas, que se reúne semanalmente na Passarela, de órgãos públicos e representantes do poder público municipal.

Foram levantados diversos problemas que se arrastam há anos no município, como a violação de direitos humanos das pessoas em situação de rua; a política higienista da capital catarinense; a necessidade de um abrigo para mulheres; de compromisso e responsabilidade da Prefeitura e da Assistência Social com o tema, independente de contratos com organizações sociais, que devem ser fiscalizados; e de uma política municipal para a população em situação de rua, que aumenta com o passar dos dias.

Relatos de violação dos direitos humanos da população em situação de rua foram encaminhadas ao MPSC e DPSC

Recebemos recentemente relatos de violações de direitos humanos e de diversas formas de preconceito contra pessoas que estão abrigadas na “Passarela da Cidadania”, sobretudo contra mulheres e LGBTI+. Encaminhamos os relatos para o Ministério Público e Defensoria Pública de SC, para que tomem as medidas cabíveis.

Mudanças no Plano Diretor e o impacto para Florianópolis

A proposta de revisão do Plano Diretor de Florianópolis pode provocar mudanças profundas em diversos bairros, impactando diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida da nossa população. Publicamos em nossas redes sociais o que pode impactar em alguns bairros. 

A forma como a Prefeitura tem conduzido a revisão do Plano Diretor de Florianópolis tem desrespeitado a legislação, que assegura que sejam feitas diversas audiências públicas, mas a prefeitura quer fazer apenas uma. Não podemos aceitar que a participação popular seja ignorada! Veja a publicação, aqui.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje, 10 de dezembro, é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Convidamos o Instituto Memória e Direitos Humanos da UFSC, por meio da Luana Heinen e da Lúcia Haygert, para utilizar a Tribuna Livre em sessão da Câmara Municipal e falar sobre essa data tão importante.

Em sua fala, Luana destacou que “a luta pela realização de direitos hoje, no contexto de expansão do autoritarismo que nós vivemos, é também uma luta para evitar retrocessos”. 

A participação do IMDH foi na sessão do último dia 7.

Avisa pra geral que Carla é pré-candidata à federal

Após convites e um intenso diálogo com lideranças do Partido dos Trabalhadores, anunciamos na noite desta quarta-feira, em um ato junto a apoiadores na Câmara Municipal de Florianópolis, a nossa pré-candidatura à deputada federal nas eleições de 2022. Em meio à crise econômica e social, aprofundadas sobretudo após a eleição de Jair Bolsonaro, a nossa pré-candidatura à deputada federal representa um esforço de trazer para a discussão política do próximo ano pautas que historicamente são invisibilizadas nas disputas proporcionais em Santa Catarina. Saiba mais aqui.

Fiscalizamos a obra de duplicação da Edu Vieira
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!