Carla Ayres foi convidada para fazer parte de debates essenciais para o seu mandato como vereadora em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), nesta quarta-feira (14). Ela participou de uma aula pública sobre a Cannabis Medicinal e uma roda de conversa sobre mudanças climáticas e cidade, devido aos projetos que apresentou na Câmara Municipal e a trajetória que vem construindo relacionada às questões.
Luta antiproibicionista e a Cannabis Medicinal
O debate sobre a luta antiproibicionista foi tema central da aula pública, que teve como tema “Contexto Científico, Político e Associativista da Cannabis em SC: Construção de estratégias políticas”.
Organizada no espaço da tradicional feira da UFSC, a atividade reuniu diversas pessoas com a finalidade de promover o debate científico da Cannabis Medicinal, esclarecer e contrapor as controvérsias, o obscurantismo e o pânico moral relacionado à temática, na tentativa de incidir nas demandas de cuidado da população: facilitar o acesso, produção e pesquisa da Cannabis Medicinal.
Na Câmara Municipal de Florianópolis, o mandato da vereadora apresentou dois projetos sobre o tema. O primeiro trata do incentivo às pesquisas com a Cannabis Medicinal na cidade, e o segundo que propõe a distribuição de medicamentos à base da planta na rede pública de saúde, para pacientes com prescrição médica.
Imagens do debate sobre Cannabis Medicinal.
Mudanças climáticas e políticas públicas
Durante a noite, a legisladora participou de outra roda de conversa com o tema “Mudanças Climáticas e Cidade: Florianópolis, presente e futuro” no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Ao lado da professora Larissa D’Oliveira Fonseca, doutora em oceanografia química e geológica, do professor Paulo Antunes Horta, doutor em ciências biológicas, e do vereador e candidato a deputado estadual Marquito (PSOL), eles abordaram as condições de presentes e futuras de Florianópolis frente aos riscos oferecidos pelas mudanças climáticas.
Em 2021, a vereadora apresentou um projeto para incluir as mudanças climáticas na legislação municipal da capital catarinense, para que o município passe a prever essas mudanças na construção do seu planejamento urbano e também na educação municipal, garantindo a preservação ambiental para as gerações futuras. Atualmente o projeto está em tramitação.
Fotos do evento sobre mudanças climáticas e cidade.
Propostas para a Câmara Federal
Carla Ayres, que disputa uma cadeira na Câmara Federal nestas eleições, pretende levar esses debates para Brasília. Como deputada federal, estará comprometida com a defesa da preservação ambiental, das demarcações de terras dos povos indígenas e quilombolas, e com o combate do desmatamento. Em relação à Cannabis Medicinal, quer lutar pela aprovação da Lei 399/15, que regulamenta o cultivo controlado da planta e garante o acesso para todas as pessoas que precisam do medicamento.
Saiba mais das propostas aqui.