Nesse domingo (18), milhares de pessoas lotaram a praça Tancredo Neves, em Florianópolis, para acompanhar o comício de Lula. A organização previa um público de vinte mil pessoas, porém a multidão lotou a estrutura montada e as ruas ao redor da praça. A treze dias do primeiro turno, o ato demonstrou a força do ex-presidente Lula em solo catarinense. “Tinha que vir para desmentir que isso aqui é terra de Bolsonaro”, afirmou o candidato à presidência do Brasil.
Durante quase quarenta minutos, Lula falou sobre o direito de comer, de sonhar com uma universidade e com uma escola técnica, do direito a ter um emprego de qualidade, o direito de ter uma casa própria. Prometeu criar o Ministério da Mulher, da Igualdade Racial, da Pesca e da Cultura, com a descentralização de comitês de cultura em cada capital. Além disso, chamou a atenção para um problema estrutural importante na capital catarinense, a falta de coleta e tratamento de esgoto.
“Eu fiquei sabendo que, nessas praias bonitas, o esgoto é jogado in natura dentro da praia. Eu fico imaginando que alguma coisa está errada com a elite brasileira, mas eu mesmo respondo que não está. É que ela não gosta de fazer esgoto, porque é embaixo da terra e ninguém vê. O que eles gostam é de fazer ponte, viaduto, é de fazer coisas que alguém enxerga. Mas, saneamento básico, que é investimento em saúde, que gera emprego e qualifica a vida das pessoas, não é importante, porque o povo não vai ver.”
Aos que estavam acompanhando o evento, Lula lançou desafio: pedirem aos bolsonaristas uma obra realizada pelo atual governo em Santa Catarina.
Time do Lula
Ao lado do candidato ao governo de Santa Catarina, Décio Lima (PT), da candidata a vice-governadora, Bia Vargas (PSB), do postulante ao Senado, Dário Berger e do candidato à vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ex-presidente do país reforçou a importância das apoiadoras e apoiadores votarem em candidatos da Frente Democrática.
“É preciso votar nos nossos deputados, chamados de time do Lula, dos partidos que me apoiam, porque se a gente ganhar, vamos ter que dar um jeito no centrão, vamos ter que mexer no orçamento secreto, vamos ter que cumprir o salário da enfermagem nesse país, vamos ter que melhorar o piso dos professores.”
Deputada Federal do Lula
Carla Ayres, filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2004, é a candidata a deputada federal do Time do Lula na Grande Florianópolis e a aposta do PT para renovar a Câmara Federal.
Nos bastidores do evento, Carla encontrou a vice-presidente do PCdoB e ex-deputada federal Manuela D’Ávila e a ex-presidente Dilma Rousseff. A candidata aproveitou a ocasião para agradecer o vídeo de apoio à sua candidatura enviado pela ex-presidente, assista aqui.
Entre o público, a candidata à Câmara Federal conversou com apoiadores e recebeu incentivos para a reta final da campanha. “Foi um dia para reforçar a esperança e as nossas forças rumo à reconstrução do Brasil e para lembrar a importância de eleger o time do Lula para a Alesc, a Câmara Federal, o Senado e o Governo do Estado”, afirmou Carla.