Argumentos machistas monopolizam debate sobre licença maternidade para vereadoras

Na tarde desta terça feira, 19 de maio, a Câmara Municipal de Florianópolis deu mais uma amostra do quanto ainda precisamos lutar pela vida das mulheres.

Beautiful pregnant belly on a grey background

Um de nossos projetos que coloca em pauta os direitos das mulheres que ousam intervir na política, estava para ser votado. Importante ressaltar que a atual legislatura conta apenas com uma mulher eleita (são 23 vereadores ao todo).

Nosso projeto propõem, vejam só, que o direto das mulheres à licença maternidade de 4 meses – como garante já a legislação há um bom tempo – seja garantido para vereadoras.

A simples menção aos direitos das mulheres obrigou alguns vereadores a exercerem um malabarismo argumentativo. O fato é que os espaços de poder e decisão como a Câmara de Vereadores não são espaços “feitos para as mulheres” e caso elas ousem assumir tais lugares é preciso que se moldem a eles, e não exijam direitos: ser mãe? licença maternidade?

Os argumentos contrários não estão preocupados com o cuidado com as crianças, nem com a saúde da mulher. Ficaram presos a questões orçamentárias. A votação continua amanhã.

Argumentos machistas monopolizam debate sobre licença maternidade para vereadoras
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!
Tagged on: