Protocolamos na última semana, o Projeto de Lei n° 18196/2021, que estabelece diretrizes para a prevenção, transparência e imunização da população contra a Covid-19 no município de Florianópolis. Lamentavelmente nesta sexta-feira, a prefeitura interrompeu a imunização de profissionais de saúde devido a falta de doses. Seguimos cobrando para que mais doses de vacina cheguem à cidade e a vacinação possa ser acelerada.
Obras em escolas seguem em atraso ou abandonadas em Florianópolis
Desde o início do ano e após a participação do secretário municipal de Educação em sessão da Câmara, temos recebido uma série de denúncias sobre atrasos e abandonos de reformas em escolas municipais. Na manhã de ontem, 18, visitamos a EBM Batista Pereira e o NEIM Caetana Marcelina Dias no Ribeirão da Ilha, e confirmamos o descaso com as escolas. Também recebemos denúncias de outros locais, como a EBM Lupércio Belarmino da Silva e escolas em outros bairros. ⠀
Florianópolis pretende retomar o ensino presencial em 10 de março, mesmo com o risco de contaminação da Covid-19 em nível gravíssimo no município, inclusive com casos positivos após reuniões presenciais, mas não concluiu sequer as obras em dezenas de escolas. Até cestas básicas foram encontradas abandonadas nas instituições. Na sessão de quarta-feira, 17, fizemos uma cobrança sobre o tema e pedimos que a Comissão de Educação leve as reclamações ao secretário.⠀
Ato organizado por mulheres cobra vacina para toda a população
Participamos na tarde desta quinta-feira, 18, de um ato organizado por mulheres pela cobrança da vacina contra a Covid-19 para toda a população. É inadmissível que o governo federal não tenha uma política evidente de como vai acontecer a vacinação, produção nacional e distribuição de vacinas no país todo.
Precisamos que os gestores municipais se mobilizem e pressionem o Estado pela vacina. Florianópolis está próximo de um colapso no sistema de saúde e o município não recebeu nem metade do número de vacinas necessárias para imunizar o primeiro grupo. Na próxima semana, a Comissão de Saúde da Câmara deve fazer uma visita ao almoxarifado para verificar estoques de alguns materiais.
Apresentamos um plano de trabalho para assumir a Escola do Legislativo na Câmara
Entregamos ao presidente da Câmara, vereador Roberto Katumi, um memorando composto por um plano de trabalho, em que registramos oficialmente nossa intenção de assumir a presidência da importante Escola de Gestão e Eficiência Legislativa da Câmara Municipal de Florianópolis, para o biênio de 2021-2023.⠀Ficaremos na torcida por mais este compromisso que queremos firmar com o Legislativo Municipal.
Apoio às trabalhadoras e trabalhadores do Carnaval de Florianópolis
Na última Lei Orçamentária Anual (LOA), Florianópolis destinou R$2 milhões para um programa de apoio ao Carnaval, que não está acontecendo em decorrência da pandemia. Sugerimos em sessão da Câmara Municipal, que o recurso seja destinado para apoio dessas comunidades e trabalhadoras (es) que tinham o Carnaval não somente como festividade e manifestação cultural, mas como fonte de renda.
Famílias atingidas por lagoa da ETE da Casan conquistam auxílio emergencial
A Casan reconheceu na manhã desta sexta-feira, 19, a necessidade de pagamento de uma verba para manutenção emergencial das famílias atingidas por uma lagoa de evapoinfiltração da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE da Companhia, na Lagoa da Conceição. O valor não será descontado da indenização final. De acordo com edital emergencial publicado hoje, cada família atingida terá direito a um salário mínimo por adulto, meio salário mínimo por adolescente e um quarto do valor por criança.
Na segunda, voltaremos a nos reunir com a Casan, representando a Comissão Temporária Lagoa da Conceição da Câmara Municipal de Florianópolis.