A menstruação ainda é um tema considerado tabu e pouco discutido nas famílias e comunidade. É preocupante saber que existem pessoas que não têm acesso à informação, produtos de higiene e saúde menstrual. As dificuldades afetam diretamente as oportunidades de estudo e trabalho, convívio na sociedade e saúde das mulheres e outras pessoas que menstruam.⠀⠀⠀
Com base em pesquisas, diálogos e propostas já apresentadas em diversas regiões do país e do mundo, protocolamos o Projeto de Lei 18205/2021para instituir o Programa Municipal de Erradicação da Pobreza Menstrual por meio de políticas de atenção à saúde, educacionais e assistência social no Município de Florianópolis.⠀⠀
Vereadoras do PT e Psol Florianópolis apresentam projetos durante Agenda Marielle Franco
Em um ato simbólico para marcar o 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, as vereadoras Carla Ayres (PT) e a Coletiva Bem Viver (PSOL) protocolaram dois projetos de lei que integram a Agenda Marielle Franco, na Câmara Municipal de Florianópolis. O primeiro é sobre a fixação de cartazes informativos sobre aborto legal em hospitais e postos de saúde. E o segundo pretende tornar o dia 14 de março, quando ocorreu o assassinato brutal de Marielle Franco (PSOL), há 3 anos no Rio de Janeiro, uma data oficial de combate à violência política.
A ação conjunta faz parte de uma mobilização que ocorre em todo país ao longo do mês de março, organizada pelo Instituto Marielle Franco.
8M faz interdição em defesa do Passeio Marielle Franco
O 8M Brasil Santa Catarina realizou na última segunda-feira, 08, uma intervenção em defesa da nomeação do canteiro central de parte da Avenida Hercílio Luz como Passeio Marielle Franco. A nomeação é prevista no Projeto de Lei 18049/2020, que prevê que o trecho central entre as ruas Anita Garibaldi (uma das poucas ruas com nome de mulher na cidade) e Antônio Nico Luz passe a se chamar “Passeio Marielle Franco”.
Vereadora Carla Ayres é destaque do Elas por Elas da Secretaria de Mulheres do PT
Fomos destaque na última terça-feira, 09, nas notícias do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, graças ao Projeto Elas por Elas, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT.
“A representação de Carla como uma vereadora lésbica e de esquerda é muito importante e, segundo a parlamentar, nada disso seria possível sem toda a construção do Projeto Elas por Elas. O maior projeto de incentivo e formação de mulheres na política do Brasil tem a assinatura das mulheres petistas e isso faz toda a diferença.”
Leia a íntegra em pt.org.br/elas-por-elas
Lei do Feminicídio completa seis anos no Brasil
Há seis anos entrava em vigor a Lei do Feminicídio, o assassinato de mulheres por serem mulheres, que foi incluído na lista de crimes hediondos.
De acordo com a publicação “Violência doméstica durante a pandemia de Covid-19”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que analisou boletins de ocorrência lavrados pela Polícia Civil, foram registrados entre março e abril de 2020, 143 casos de feminicídio em 12 estados, um crescimento de 22,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número pode ser ainda maior, uma vez que após a conclusão do inquérito policial outros casos possam ter sido assim considerados, enquanto outros não são registrados como feminicídio pela ausência de treinamento nas delegacias.
Assinamos o Manifesto pela Vida, subscrito por mais de trezentos vereadoras e vereadores
Assinamos nesta semana, um manifesto de vereadoras e vereadores das capitais de todo o país e de inúmeros municípios em defesa da vida. Cobramos vacina para todas e todos, recomposição do SUS, garantia de renda e trabalho, enfrentamento ao aumento de preços e garantia de segurança alimentar, respeito pelas mais de 260 mil vidas perdidas e familiares, ao sofrimento e insegurança da população diante da pandemia, à ciência, à verdade e contra fake news, à democracia e, principalmente, respeito à Constituição Federal. O manifesto será entregue e lido em reunião online segunda-feira com o Senado.
Pandemia e o impacto na vida das mulheres
A pandemia de Covid-19 afetou em cheio a vida e a rotina da população mundial. Além de trazer desafios para toda a sociedade, escancarou as desigualdades de gênero e a sobrecarga que as mulheres acumulam em seu dia a dia. Diversas pesquisas apontam como as mulheres foram afetadas pela pandemia do novo coronavírus.
Leia mais aqui.
Câmara Municipal aprova participação de Florianópolis em consórcio para compra de vacinas
A Câmara Municipal aprovou na sessão de quarta-feira, 10, projeto que autoriza Florianópolis a participar de consórcios de municípios para a compra de vacinas contra a Covid-19, além de medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde.⠀
O projeto do Executivo tinha como objetivo a adesão ao consórcio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Por entender que é fundamental que as vacinas cheguem o mais rápido possível em Florianópolis, articulamos junto à Câmara e o projeto foi aprovado com emenda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que autoriza o município a vincular-se a qualquer consórcio para aquisição dos insumos, inclusive o da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que formalizou nesta semana a intenção de compra de 4,1 milhões de doses da Sputinik V.⠀
Pandemia completa um ano em meio ao descaso com a vida
Desde que iniciamos a pandemia e o isolamento no ano passado, nós nos naturalizamos ao entrar no Google ou no Covidômetro e ver os números girarem feito ventilador, como se fossem só números. Naturalizamos a dor, naturalizamos a morte. Perdemos a potencialidade de empatia com o próximo e isso é muito triste, porque é um contexto que o Brasil vive há muito tempo e não tem só a ver com a pandemia.
Lula recupera direitos políticos e está elegível para 2022
Em meio ao caos que vive o Brasil, o ex-presidente Lula (PT) recuperou os direitos políticos e está elegível. Na segunda-feira, o país foi impactado com a notícia de que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou todas as condenações de Lula pela Justiça Federal relacionadas à Operação Lava Jato. Na quarta-feira, o país assistiu ao discurso histórico do ex-presidente, que balançou as estruturas do atual governo.