Realizaremos no próximo dia 10, às 17h, o “Gordofobia em Debate”, um encontro online que contará com a participação de ativistas dos movimentos antigordofobia e pesquisadoras do tema.
No mês passado, apresentamos o Projeto de Lei 18285/2021, que insere o 10 de setembro como Dia Municipal de Conscientização e Combate à Gordofobia no calendário municipal. O projeto tem como objetivo dar visibilidade a discriminação e estigma social enfrentado por pessoas gordas a fim de garantir seu direito à cidade, saúde integral, educação inclusiva e ao trabalho.
Quer participar? Mande uma mensagem para o CarlaZap: http://bit.ly/gordofobiaemdebate
Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Domingo (29) foi o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica! Um dia dedicado ao combate à lesbofobia, para promover a representatividade e o respeito às lésbicas. Que possamos estar em todos os espaços sem preconceito por sermos nós mesmas.
Dia histórico para as LGBTI+ de Florianópolis
O plenário da Câmara Municipal recebeu as cores do arco-íris na tarde da última terça-feira (31) quando foi realizada uma sessão solene em alusão ao Mês do Orgulho LGBTI+ (junho) e ao Mês da Visibilidade Lésbica (agosto). Proposição de nossa autoria, a homenagem reconheceu o trabalho desenvolvido por instituições e movimentos sociais em prol desta população. A violência contra as LGBTI+ e a carência de políticas públicas que garantam seus direitos e a dignidade, foi destaque na fala de representantes das instituições e também das vereadoras e vereadores presentes. Na mesma semana Criciúma reagiu aos ataques homofóbicos de seu prefeito.
Assista a nossa fala, aqui.
Assista a sessão de homenagem na íntegra, aqui.
Semana em defesa da Comcap 100% pública
Estivemos no domingo (29) no ato em defesa da Comcap 100% pública e contra a terceirização. Na manhã de terça-feira (31) após ato em frente a Câmara Municipal, os vereadores e vereadoras do Psol e PT protocolaram o Projeto de Lei Complementar PLC 01872/2021 para revogar dispositivos da Lei Complementar nº 706/2021 – a reforma administrativa de Gean, que foi aprovada em janeiro de 2021 para retirar direitos, atropelar o acordo coletivo e abrir caminho para a terceirização do serviço de coleta de lixo e limpeza urbana. Na quarta-feira (01) trabalhadoras e trabalhadores da Comcap e Sintrasem venceram a Prefeitura de Florianópolis na justiça pelo descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2021. Na sentença, o Juiz destacou que é competência privativa da União legislar a respeito de direito do trabalho. A prefeitura também está proibida de terceirizar a coleta de lixo.
Comissão da Mulher se manifesta contra a promoção do agressor de Maria da Penha
A Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero da Câmara Municipal de Florianópolis torna pública uma Nota de Repúdio, em face à intimidação ocorrida nesta casa legislativa. A indesejável presença, na Câmara Municipal, do agressor que deixou Maria da Penha paraplégica representa uma tentativa de desvirtuar os fatos notabilizados pela história e diminuir a gravidade de uma situação que afeta a vida de milhões de mulheres brasileiras: a violência doméstica. Não há como reconsiderar a barbárie.⠀
Indígenas se mobilizam contra o Marco Temporal
Indígenas realizaram na tarde de quarta-feira (01) mobilização em Florianópolis contra o Marco Temporal, que estava em em votação no STF (Supremo Tribunal Federal). A tese, que determina que indígenas só podem reivindicar a demarcação de terras ocupadas antes da promulgação da Constituição de 1988 desconsidera as expulsões de seus territórios e coloca em risco as novas demarcações de terras indígenas, os direitos e a existência dos povos originários.
O julgamento se refere a um recurso da Funai (Fundação Nacional do Índio) a uma decisão do TRF-4 de 2013 sobre a Terra Indígena Ibirama LaKlãnõ, aqui em Santa Catarina. O resultado valerá para situações semelhantes em todo o país. Durante a semana, a Procuradoria Geral da República se manifestou favorável aos indígenas.
Indígenas também se mobilizam contra a aprovação do PL nº 490/2007, que torna o Marco Temporal lei e permite a exploração das terras indígenas, o que além de ser um ataque a estes povos também põe em risco a preservação destes territórios.
Agosto Lilás: você sabe quais são os principais contatos para atender mulheres vítimas de violência em Florianópolis?
Encerramos o Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra as mulheres com uma publicação de telefones sobre estruturas de estado que prestam apoio às vítimas de violência em Florianópolis. Importante que a gente possa continuar denunciando e lutando contra a violência às mulheres.
Passeio Marielle Franco
Marielle Franco é um ícone da luta pela representatividade feminina na política e pela democratização desses espaços. Meses antes de ser executada a tiros, junto de seu motorista, pela milícia carioca, Marielle esteve em Florianópolis numa manifestação em defesa dos direitos das mulheres. Tentaram calar a democracia, mas Marielle era semente e seus ideais brotaram em várias partes do mundo.
Apoie o abaixo-assinado em defesa do Projeto de Lei nº 18049/2020, de nossa autoria, que prevê que o trecho do calçadão da Avenida Hercílio Luz, entre as ruas Anita Garibaldi e Antônio Nico Luz, passe a se chamar “Passeio Marielle Franco”. https://bit.ly/PasseioMarielle