Nota de Repúdio sobre a tentativa de promoção do agressor de Maria da Penha

A Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero da Câmara Municipal de Florianópolis torna pública a presente Nota de Repúdio, em face à intimidação ocorrida nesta casa legislativa. A indesejável presença, na Câmara Municipal, do agressor que deixou Maria da Penha paraplégica representa uma tentativa de desvirtuar os fatos notabilizados pela história e diminuir a gravidade de uma situação que afeta a vida de milhões de mulheres brasileiras: a violência doméstica. Não há como reconsiderar a barbárie.

Vale ressaltar que em agosto foram celebrados os 15 anos da lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) que é reconhecidamente um importante instrumento de combate à violência contra a mulher. Ainda no referido mês, foi realizada a campanha “Agosto Lilás”, que tem por intuito discutir os temas relacionados ao enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas. Neste sentido, a Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero, composta pelas vereadoras Carla Ayres (PT), Coletiva Bem Viver (PSol), Maryanne Mattos (PL), Pri Fernandes (Podemos) e pelo vereador Diácono Ricardo (PSD), além da vereadora Manu Vieira (Novo), expressam sua preocupação e expõe seu repúdio diante do ocorrido.

Nos solidarizamos com as milhões de vítimas de violência doméstica e com a própria Maria da Penha, um ícone do combate à impunidade. Nos manteremos firmes na busca pela efetivação de políticas públicas que assegurem a dignidade e a segurança das mulheres em nossa sociedade.

O posicionamento dos homens em repúdio à violência contra as mulheres é fundamental para mudarmos essa triste realidade. Neste sentido, a fala do vereador Jeferson Backer (PSDB) no plenário da Câmara Municipal de Florianópolis reflete bem nosso sentimento em relação ao ocorrido: “Não há segunda versão numa agressão contra as mulheres”.

Florianópolis, 1º de setembro de 2021.

Carla Ayres – Presidenta

Cintia Mendonça – Coletiva Bem Viver – Vice-presidenta

Diácono Ricardo – Membro

Maryanne Mattos – Membra

Pri Fernandes – Membra

Manu Vieira

Nota de Repúdio sobre a tentativa de promoção do agressor de Maria da Penha
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!