Aprovada reunião ampliada sobre transporte coletivo em Florianópolis

Aprovamos nosso requerimento para realizar uma reunião ampliada com o intuito de discutir o retorno e ampliação de linhas de ônibus em Florianópolis. Temos recebido em nossas redes sociais uma série de pedidos da população que tem sofrido com a escassez de linhas e horários. São vários os relatos de ônibus que passam lotados sem parar nos pontos, de linhas que deixaram de existir e de falta de horários em vários bairros da cidade. A reunião ampliada será realizada no dia 19 de abril, no âmbito da Comissão de Viação Obras Públicas e Urbanismo da Câmara Municipal.

Recebemos do vereador Jeferson Backer, líder do governo na Câmara, o compromisso da presença do secretário de mobilidade, Michel Mittmann. Nossa luta pela ampliação dos horários e linhas de ônibus continua!

Carla Ayres denuncia falhas na acessibilidade da Via Expressa Sul

Nas últimas semanas recebemos reclamações sobre a acessibilidade na obra da Via Expressa Sul, iniciada pelo governo do ex-prefeito Gean Loureiro. O piso tátil na calçada é semelhante ao que foi denunciado na Lagoa da Conceição, oferecendo risco às pessoas com deficiência. 

Não sabemos ainda se será feita uma proteção futuramente, por isso encaminhamos as imagens para que o Ministério Público de Santa Catarina, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal tomem providências. A 30ª Promotoria de Justiça da Capital já registrou Notícia de Fato para apurar possíveis irregularidades. Assista o vídeo aqui.

Carla Ayres fiscaliza escola no Norte da Ilha

Estivemos na Escola Albertina Madalena Dias, na Vargem Grande, para verificar as condições e demandas da unidade escolar. Mais uma vez o que vimos foi uma escola praticamente abandonada pela gestão municipal. Os problemas vão desde questões estruturais, como telhado quebrado, caixa d’água com vazamento, forros caindo, vidros quebrados, quadra de esportes em situação precária, além da umidade nas salas, entulhos que não são retirados e o mato que cresce no pátio. 

Enquanto a escola aguarda uma reforma, o secretário municipal de Educação teria prometido que em até 120 dias o município compraria um terreno para construir uma nova escola no bairro: a Escola do Futuro. Esperamos que a nova gestão não fique só em promessas e que trate a educação com seriedade. Faremos indicações de melhorias mais urgentes enquanto a nova escola não fica pronta ou uma reforma não é iniciada. Veja as imagens aqui.

Também fiscalizamos serviços no Leste da Ilha

Estivemos na Barra da Lagoa para verificar as demandas que recebemos por meio das nossas redes e contatos oficiais. Visitamos o Centro de Saúde, a EBM Acácio Garibaldi e o NEIM Colônia Z-11. Vamos encaminhar as demandas verificadas para a Prefeitura e cobrar que sejam rapidamente atendidas. 

Mais um crime brutal, mais uma mulher assassinada em Florianópolis!

Yara Filomena Werner da Silva estava desaparecida desde o dia 29, mas o Boletim de Ocorrências pelo seu desaparecimento só foi registrado no dia 31. O registro foi feito pelo atual marido. Yara era enfermeira do HU e tinha três filhos. Seu corpo foi encontrado carbonizado em Florianópolis. Tamanha brutalidade não pode ficar impune. Nossos sentimentos aos familiares e amigos da Yara. Esse crime deve ser investigado com a máxima urgência e a justiça precisa ser feita! O 8M Brasil SC realizou um ato, assista aqui.

Observatório do SUS é lançado em reunião da Comissão da Saúde

Com o objetivo de monitorar e fiscalizar a aplicação de recursos, necessidades e o andamento da saúde pública em Florianópolis, foi lançado o Observatório do SUS, na tarde da última quinta-feira (7), na Câmara Municipal. A iniciativa surgiu do esforço coletivo de profissionais que atuam na área e usuários do Sistema Único de Saúde, que buscam a ampliação da transparência e a efetividade dos serviços oferecidos à população da capital catarinense. De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) apenas para 2022, o orçamento da Saúde em Florianópolis será de R$ 469.931.737,00.

O lançamento do Observatório do SUS foi realizado durante reunião da Comissão da Saúde da Câmara Municipal de Florianópolis, presidida pelo vereador Renato Geske (PSDB) e proposta pelo nosso mandato. Saiba mais aqui.

Feira Afro Artesanal retorna todas as terças-feiras na Escadaria do Rosário

A Feira Afro Artesanal volta a acontecer na Escadaria do Rosário todas as terças-feiras das 9h às 18h. Que possamos ocupar a cidade com toda sua pluralidade e construir um espaço público de fato para as pessoas!

Carla Ayres cumpre agenda no Sul do Estado

Encontros, cafés, visitas, entrevistas e muita conversa! Foi assim nosso roteiro pelo Sul do estado, dialogando sobre as necessidades das mulheres e da população LGBTI+ de nosso estado, conhecendo experiências e projetos positivos. Grandes ideias para levarmos para Florianópolis. Estivemos em Garopaba com o Rodrigo de Oliveira, presidente do PT na cidade e pré-candidato a deputado estadual, participamos de um encontro com mulheres e compartilhamos experiências. 

Novas filiações ao PT na defesa da democracia

Em um mesmo dia, PT recebe novas filiações de importantes defensores da democracia no estado. Em Balneário Camboriú, o vereador Eduardo Zanatta soma-se ao PT como pré-candidato a deputado estadual. Já em Itajai, a ativista lésbica Ana Lodi também filiou-se ao Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores e estuda a possibilidade de também concorrer à Alesc. Reforços importantes ao grande movimento democrático que Lula irá liderar em 2022.

Bolsonaro veta Lei Paulo Gustavo

Bolsonaro vetou a Lei Paulo Gustavo, que visava o fomento de projetos culturais em estados e municípios. Ele quer impedir que milhares de trabalhadores da cultura possam colocar comida na mesa de suas famílias. Vamos lutar pela derrubada do veto! A estimativa caso a lei tivesse sido sancionada é que apenas para Santa Catarina seriam repassados mais de R$ 60 milhões, o que representaria um grande alívio para milhares de trabalhadoras e trabalhadores da cultura que ainda não conseguiram retomar plenamente suas atividades.

Lula fala sobre necessidade de uma Câmara Federal representativa

Lula já deu a letra! Se quisermos uma Câmara Federal verdadeiramente representativa de nossas lutas e demandas, precisamos eleger quem sempre foi comprometido com elas e não quem se usa dessas pautas por ocasião. Basta ver Santa Catarina tão mal representada no Congresso Nacional. Precisamos de caras novas e engajadas na busca por justiça social, para fazer a diferença e ser o apoio que Lula precisa para governar.

Nossa gente não aguenta mais tantos retrocessos, tanta gente que só está lá em Brasília para defender seus próprios interesses. São 12 milhões de desempregados, quase 5 milhões de desalentados e 116 milhões vivendo na insegurança alimentar, ou seja, não sabem se amanhã terão comida na mesa. Basta desse desmonte do que tão duramente havia sido construído.

Aprovada reunião ampliada sobre transporte coletivo em Florianópolis
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!