Após uma consulta pública, a UFSC escolheu Irineu Manoel de Souza e Joana Célia dos Passos, da Chapa Universidade presente à reitoria. Entretanto, um atentado contra a democracia está em curso na universidade. Há um movimento tentando impor um projeto diferente ao que foi escolhido nas urnas. Todo o nosso repúdio a qualquer tentativa de golpe.
Estaremos atentas à reunião do Conselho Universitário, na próxima segunda-feira, para verificar se a democracia será de fato atacada. O Brasil vem sofrendo absurdamente desde o golpe contra a presidenta Dilma e nós não podemos mais aceitar representantes ilegítimos nesse país.
Você sabe o que faz um agente comunitário de saúde?
No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, queremos destacar a importância desses profissionais na atenção básica e para promover a qualidade de vida da população, nas comunidades mais vulneráveis e com maior risco epidemiológico. Os agentes comunitários buscam proteger a saúde da população, mapeando e identificando problemas, prevenindo o agravamento das doenças, facilitando o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e buscando a manutenção da saúde. Por isso, seu trabalho é tão importante na nossa cidade.
Mas há quanto tempo você e sua família não recebem a visita dos agentes comunitários aí na sua casa? Você sabia que o trabalho dos agentes comunitários de saúde está ameaçado aqui em Florianópolis? Amanhã, dia 30, você vai entender melhor essa situação num vídeo que iremos publicar nas nossas redes sociais.
Batalha de rima da Câmara Municipal
A cultura e o hip hop ocuparam a Câmara Municipal de Florianópolis nesta quinta-feira (28) durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Culturais, que discutiu sobre “Cultura, Espaço Público e Repressão: o que você tem a ver com isso?” Veja aqui o vídeo de batalha de rima no Plenário da Câmara.
Comissão da Mulher promove reunião ampliada sobre Casa de Passagem
Realizamos na terça-feira (26), uma reunião ampliada da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero para discutir sobre o edital para contratação de uma Organização da Sociedade Civil para fazer a gestão da Casa de Passagem para Mulher em Situação de Rua e/ou Violência. Tentamos realizar uma audiência pública, mas o requerimento foi rejeitado pelo plenário. Por isso, articulamos em conjunto com a Coletiva Bem Viver, a realização desta reunião através da Comissão da Mulher. Entre os encaminhamentos ficaram definidas visitas da Comissão, MPSC OAB e dos Conselhos que participaram da reunião, nas estruturas de acolhimento; enviar para o MPSC a indicação que a Comissão fez para que a Prefeitura providenciasse melhorias na Casa de Passagem e também a resposta da Prefeitura; indicação de iluminação entre a 6ª DP e o ponto de ônibus mais próximo, além de indicação para gratuidade no transporte público às mulheres vítimas de violência que precisam se deslocar para os atendimentos, como delegacia, IGP, CREMV, entre outros.
Floripa quer mais ônibus
Reunimos num único ofício, todas as linhas que recebemos pedido de retorno ou de ampliação de horários na nossa cidade. São pelo menos 48 linhas reivindicadas pela população que entrou em contato com o nosso mandato e com outros parlamentares. Diversas linhas e horários foram retirados por conta da pandemia, no entanto, a cidade voltou mas os ônibus não, gerando muita dor de cabeça, prejuízos e transtornos para a população que depende do transporte coletivo em Florianópolis.
Agora, vamos acompanhar o andamento dessa solicitação e cobrar que ela seja atendida. A população não aguenta mais ficar no ponto esperando, ou ser deixada pra trás, porque o busão já estava socado!
Marcha da Maconha será realizada no mês de maio
No dia 7 de maio, às 14h, acontece em Florianópolis a Marcha da Maconha Floripa, que busca combater o preconceito e os tabus em torno de um tema que ainda é utilizado para criminalizar uma parcela da sociedade. Atualmente, há milhares de pessoas que sofrem com doenças crônicas e graves e que precisam ter acessos a medicamentos à base de cannabis, mas que não possuem acesso, porque são caros e a criminalização dificulta o acesso a esses medicamentos. Por isso, eu estarei lá e conto com a presença de vocês também nesta luta extremamente importante. Veja aqui o convite para a marcha.
Visibilidade e resistência da Arte-Drag
Tivemos uma noite memorável de visibilidade e resistência da Arte-Drag em Florianópolis e da representatividade da População LGBTI+ na cidade. Nosso agradecimento a Bapho Cultural pelo convite e pela parceria com a necessária Acontece Arte e Política LGBTI, que há quase 10 anos proporciona um trabalho excepcional para nossa gente na cidade. Foi bom rever amigues, encontrar muita gente que a pandemia só tinha me apresentado até então pelas redes. Parabenizamos também o Franz Cabaret por abrir suas portas para momentos como este.
Atenção LGBTI+, vamos regularizar o título eleitoral?
As LGBTI+ nunca tiveram seus direitos e sua existência tão ameaçados quanto atualmente, por isso, nós precisamos nos mobilizar para fazer valer a nossa voz nas eleições deste ano. Disputar os espaços de poder e lutar para eleger nossos representantes é fundamental nesse cenário de tantos retrocessos. Por isso, se você ainda não tirou, precisa regularizar ou transferir o seu título, não deixe para amanhã, porque a data limite é até o dia 4 de maio. Quanto mais próximo desse dia, maior será a procura e você pode encontrar o sistema congestionado. Bora se mobilizar para ampliar nossa representatividade em 2022. Assista ao vídeo especial para as LGBTI+, aqui.
Encontro com a deputada Luciane Carminatti
Relembramos nosso encontro com a deputada Luciane Carminatti em nosso gabinete na Câmara Municipal. Entre um cafézinho e outro falamos sobre projetos de combate à violência contra as mulheres, cultura, educação e direitos humanos. Luciane é pré-candidata a deputada estadual mais uma vez e eu estou como pré-candidata a deputada federal.