Aprovada nossa moção de apoio à democracia na UFSC

Aprovamos na Câmara Municipal de Florianópolis nossa Moção de Apoio ao Processo Democrático Vigente na UFSC. A democracia e a voz da comunidade universitária precisam ser respeitadas! A moção foi aprovada por unanimidade entre as(os) parlamentares presentes. É uma vitória em defesa da autonomia universitária e contra qualquer tentativa de ataque contra a instituição que é tão importante para o desenvolvimento de Santa Catarina.

Entregamos nossa moção de aplauso à estudante da UFSC

Tivemos a honra de entregar a moção de aplausos à aluna Rosa Maria Miranda, que descobriu sete asteroides em um programa da Nasa, após muito tempo de dedicação e pesquisa. A moção é uma iniciativa da Comissão da Ciência e Tecnologia e da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher e Promoção da Igualdade de Gênero da Câmara Municipal de Florianópolis, ambas as comissões compostas pelo nosso mandato.

Rosa Maria é integrante do projeto O Caça Asteroides MCTI, programa em parceria entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC) da Nasa, a agência espacial norte-americana. Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a iniciativa tem como propósito popularizar a ciência entre cidadãos voluntários.

Carla Ayres visita projeto Cedep, no Monte Cristo

Estivemos na sede do Cedep para conferir de perto o trabalho da instituição que chega a atender até 600 crianças durante o dia no bairro Monte Cristo em Florianópolis. As crianças são atendidas no contraturno escolar, e têm acesso a diversas atividades, como judô, dança, futsal, capoeira, teatro, circo, taekwondo, artes, skate, psicólogo, entre outras. Além disso, elas têm acesso a três refeições ao longo do dia, de modo a garantir uma alimentação de qualidade, fundamental para o seu desenvolvimento.

O Cedep se mantém por meio de doações e parcerias que contribuem para que eles possam oferecer esse atendimento de muita qualidade para a comunidade. Um trabalho lindo e digno de todo o nosso reconhecimento.

Carla Ayres visita times de futebol para falar sobre LGBTIfobia 

Participamos na manhã de terça-feira, junto com o vereador Afrânio Boppré, de uma reunião com a diretoria do Figueirense para tratar do combate à LGBTIfobia nos estádios. Fomos muito bem recebidas pela diretoria alvinegra que se mostrou muito receptiva a esse diálogo e construção. Também conhecemos alguns projetos sociais que o Figueira realiza na cidade.

Na sexta, participamos de uma reunião com a Kátia Rothbarth, coordenadora de relacionamento com o torcedor do Avaí. Trocamos algumas ideias para iniciar a construção de ações focadas no respeito à diversidade. O papo no Avaí foi muito bacana e começamos a construir algumas ações educativas e de conscientização neste sentido. O futebol e a sociedade só têm a ganhar quando o respeito prevalece.

Carla Ayres fala sobre pobreza menstrual em escola de Florianópolis

Fomos convidadas pelo Kleber Briz para falar sobre pobreza menstrual na Escola Aderbal Ramos da Silva. Os governos municipal e estadual começaram a distribuir absorventes nas escolas, no entanto, as pessoas que sabem da nossa luta na Câmara pela aprovação do Programa Municipal de Erradicação da Pobreza Menstrual têm nos convidado para explicar mais sobre o tema. 

Desde que apresentamos nosso projeto, sempre dissemos que queríamos mais do que distribuir os absorventes. Sempre batalhamos pela educação, pelo diálogo e quebra do tabu em torno da menstruação, e assim temos feito. Seguiremos lutando para que absorventes, sejam eles descartáveis, reutilizáveis, de tecido, coletores, calcinhas menstruais ou outros produtos de higiene menstrual cheguem a quem precisa, que infelizmente não é só quem está em idade escolar.

Agentes comunitários de saúde deixam de visitar casas 

Nas últimas semanas, recebemos uma série de denúncias sobre a precarização do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde aqui em Florianópolis. A informação que recebemos é a de que os agentes têm sido alocados em funções administrativas, trabalhando como se fossem recepcionistas nos postos de saúde e deixando de ir até as comunidades e realizar a visita na casa das pessoas. Desde 2005 não há contratação de novos agentes comunitários, sendo que muitos se aposentaram, morreram, foram exonerados, afastados ou estão em vias de se aposentar. Saiba mais, aqui

Carla Ayres assina carta compromisso com os Correios

Encontro para ouvir os trabalhadores dos Correios. Mais uma empresa pública que é patrimônio do povo brasileiro e está na mira da privatização. Após a conversa, assinamos uma carta compromisso em defesa da empresa.

Abertura da safra da tainha em Florianópolis

No último domingo foi aberta oficialmente a Safra da Tainha em Florianópolis. Estivemos na Praia do Moçambique para prestigiar a cultura, o trabalho e as tradições da pesca e da nossa gente, que são tão importantes para Florianópolis. No fim de semana também prestigiamos a querida Mara Freire e o Ronaldo Andrade na abertura da exposição fotográfica “Canoas de Garapuvu: Senhoras da Praia”, no Floripa Airport. 

São as canoas de Garapuvu usadas na pesca da tainha, sob o olhar da Mara e do Ronaldo, que “mostram na sua arte, a da fotografia, um tema tão grato a nossa gente”. A exposição vai até o dia 30 de junho.

Aprovada nossa moção de apoio à democracia na UFSC
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!