Maricultura: Desafios Pós Pandemia

Então, setembro chegou. Não fosse a pandemia, estaríamos às voltas da 21ª edição da Fenaostra.

A Maricultura em Florianópolis é destaque na economia da cidade e nossa produção representa entre 70% e 80% de todo mercado nacional.

Além disso, o Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC tem papel fundamental na criação de sementes para uma alternativa não extrativista de ostras, mariscos, vieiras, etc. Em geral o faturamento anual do setor gira em torno de 7 milhões anuais, e é composto, em sua maioria, por produtores familiares.

Maricultores Ilhéus: Responsabilidade Social

Infelizmente, devido à Covid-19 o impacto negativo na vida destes produtores já chega à 50%. O horizonte, logo ali, nos impõe a responsabilidade em pensar alternativas de curto, médio e longo prazo para a reorganização social no pós-pandemia, e Floripa – devido à má gestão da crise, neste momento – terá grandes desafios.

Por recomendação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – o setor deveria receber dos órgãos públicos o mesmo tratamento da Agricultura na promoção da Aquicultura Familiar, visando reduzir a pobreza de modo sustentável

Maricultura: Desafios Pós Pandemia
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!
Tagged on: