Comitiva de Florianópolis vai à Brasília pela manutenção da UniPRF em Santa Catarina

Num encontro intermediado pelo deputado federal Pedro Uczai, na manhã desta terça-feira (21) em Brasília, o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto (PSD), a vereadora Carla Ayres (PT) e o vereador Edinon Manoel da Rosa (Dinho) (União Brasil), expressaram sua preocupação com a possibilidade de mudança da Universidade Corporativa da Polícia Rodoviária Federal (UniPRF) para Brasília. Um ofício foi entregue aos representantes da PRF com a solicitação de permanência da instituição, que é responsável por coordenar toda a atividade de formação, capacitação, atualização e especialização dos servidores da Polícia Rodoviária Federal. A UniPRF contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e social do norte da Ilha de Florianópolis, movimentando setores como hotelaria, serviços e comércio.

Uma das principais preocupações da comitiva que esteve na manhã de hoje em Brasília é o impacto econômico na cidade, afinal, a mudança de sede pode afetar diferentes setores e resultar num corte de postos de trabalho na região. Cálculos da Prefeitura de Florianópolis estimam que a movimentação de alunos, somente em 2022, injetou R$ 65 milhões na economia da cidade. Na próxima sexta-feira, a vereadora Carla Ayres terá uma nova reunião com a superintendência da PRF em Santa Catarina, para tratar do assunto.

A UniPRF foi instalada em Florianópolis ainda no governo da presidenta Dilma Rousseff, numa área de 80.000 m², e conta com um ambiente moderno e projetado para atender até 1.500 alunos, suprindo as demandas do ensino policial. De acordo com o que foi noticiado recentemente pela imprensa, o governo federal estaria analisando uma possível mudança de sede de Florianópolis, para Brasília. 

Para a vereadora Carla Ayres, há uma união de diferentes agentes políticos no sentido de assegurar a manutenção da UniPRF em Florianópolis. “A permanência da instituição em Florianópolis representa a garantia de emprego e renda para muitas pessoas na nossa cidade, impactando diretamente o desenvolvimento econômico e social no norte da Ilha. Temos acenos importantes do Executivo municipal e do Governo Federal, que tem se mostrado muito aberto ao diálogo, no sentido de buscar soluções que viabilizem a sua permanência na nossa cidade. Saímos da reunião com muita esperança de buscar esse consenso com o governo federal nas próximas semanas”.

Comitiva de Florianópolis vai à Brasília pela manutenção da UniPRF em Santa Catarina
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!