A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou por unanimidade na sessão de quarta-feira, 16, nossa Moção de Aplauso à comunidade do IFSC e em especial ao reitor Maurício Gariba Júnior, pela incansável luta em defesa da democracia institucional. O IFSC vem sendo perseguido pelo governo Bolsonaro e a posse do reitor eleito pela comunidade ainda não ocorreu.
Audiência pública na Câmara Federal debate violência contra vereadoras e vereadores
Participamos nesta semana de uma Audiência Pública da da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal sobre ameaças, agressões e outras formas de violência contra vereadoras e vereadores de todo o Brasil. Na ocasião, falamos sobre os ataques e ameaças que temos recebido em diversas redes sociais. Também nos manifestamos sobre os ataques na Câmara Municipal de Florianópolis, denunciamos e continuaremos denunciando estes perfis. A audiência foi solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e pelos deputados Helder Salomão (PT-ES), Marcon (PT-RS) e Frei Anastácio (PT-PB). Assista a fala aqui.
Ato em repúdio à homofobia é realizado em Florianópolis
No último sábado, 12, participamos de um ato organizado pelo coletivo Mães pela Diversidade em repúdio ao grave crime de homofobia que chocou Florianópolis no início deste mês. As identidades dos suspeitos pelo crime permanecem em sigilo. Fomos às ruas do Centro de Florianópolis para denunciar a violência sofrida pela população LGBTI+ e para exigir políticas públicas que promovam a dignidade, oportunidades de trabalho, segurança e respeito para as LGBTI+ de Santa Catarina.
Protocolamos projeto de lei que cria o Fundo LGBTI+ em Florianópolis
Em 2019, o Plano Municipal de Políticas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trangêneros (LGBT) demandou a necessidade da criação do Fundo LGBTI+ para financiar projetos que busquem trazer dignidade e equidade para essa população, contudo o mesmo ainda não foi implementado.
Nesse sentido, protocolamos o Projeto de Lei 18254/2021, que institui o Fundo Municipal de Fomento para a Diversidade LGBTI+, destinado a ações de garantia a políticas inclusivas para a população LGBTI+ e combate à LGBTIfobia no município de Florianópolis. A criação do Fundo facilitará a transferência de recursos de demais órgãos federativos e entidades do terceiro setor para a promoção dos Direitos Humanos LGBTI+.
Agricultura familiar: produtoras falam sobre a falta de incentivo e burocracias
Estivemos na tarde de ontem em Ratones, com a Juliana, Leilen e Patrícia, produtoras de cogumelos orgânicos do tipo shimeji. Juliana e Leilen são casadas e enfrentam o preconceito das instituições para regularização do negócio, além de outras dificuldades por conta da burocracia em relação à agricultura familiar e ao local de produção, que não é considerado zona rural.
Precisamos pensar em possibilidades de aprimoramento, melhorias da agricultura familiar e fomento aos negócios locais, especialmente os que são geridos por mulheres.