CDDMIG debate sobre leis de combate à violência contra as mulheres e LGBTI+

A Comissão dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero da Câmara Municipal de Florianópolis realizou nesta sexta-feira, 25, reunião ampliada para discutir a Lei nº 10.715/2020, que cria o Dossiê Mulher Florianopolitana e a Lei n.º 10.527/2019, que cria a Política de Transparência e Combate à Violência contra a População LGBTI+ no âmbito do município de Florianópolis. A Lei nº 10.715/2020, de autoria da vereadora Carla Ayres (PT) completa um ano neste sábado e ainda não foi regulamentada pelo Executivo. A reunião está disponível aqui.

Reunião na 1ª Região da PMSC discute violência contra a população LGBTI+

Na tarde desta quarta-feira, 23, nos reunimos com o comandante da 1ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina, Fernando André, para tratar dos recentes casos e do aumento da violência contra a população LGBTI+ em Florianópolis e em Santa Catarina. Esse canal de diálogo com a Polícia Militar é fundamental para que possamos ter estatísticas sobre esses casos, mas também foi muito importante para que pudéssemos mostrar que nosso mandato está acompanhando e vai cobrar a aplicação da justiça. Também reforçamos a importância do aprimoramento constante da corporação, no sentido da formação sobre direitos humanos e nos colocamos à disposição para ampliar esse diálogo.

Divulgado o primeiro Manifesto Menstrual de Florianópolis 

Resultado do 1º Seminário Online Sobre Pobreza Menstrual, o primeiro Manifesto Menstrual da história de Florianópolis foi divulgado na tarde desta segunda-feira (21) e alerta para a importância do combate a esse problema na capital catarinense. O documento destaca que, além da falta de recursos financeiros para a compra dos itens de higiene menstrual, fatores como a falta de saneamento básico; a carência de informações e o tabu sobre o tema; a precariedade das habitações; a vulnerabilidade social; entre outros fatores, contribuem para agravar ainda mais o problema da pobreza menstrual na cidade.

Carla Ayres (PT) e Marquito (Psol) protocolam projeto de apoio ao setor cultural

Protocolamos em conjunto com o vereador Marquito (Psol), o Projeto de Lei 18263/2021 que altera a execução da Lei Aldir Blanc na cidade, para vetar a exigência da certidão negativa de débitos e a retenção de descontos no pagamento de recursos emergenciais ao setor cultural. O PL é uma demanda do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (CMPC).

Vacinação de primeira dose contra Covid-19  é suspensa por três dias em Florianópolis

Nesta terça, quarta-feira e quinta-feira, a vacinação em primeira dose para Covid-19 foi suspensa em Florianópolis pela ausência de imunizantes para dose 1. Algumas pessoas que haviam se programado para se vacinar na terça-feira foram pegas de surpresa. Precisamos de mais transparência e agilidade da Prefeitura Municipal na divulgação de informações sobre a vacinação, cobrança em relação às ações dos governos estadual e federal e firmeza no combate à pandemia. Florianópolis voltou ao nível gravíssimo. Quais ações estão sendo feitas para conter o avanço do coronavírus?

Lagoa da Conceição é vítima de mais um desastre ambiental

Com a ameaça de um novo rompimento da lagoa de evapoinfiltração na Lagoa da Conceição, a Casan bombeou a mesma água que causou problemas em janeiro para criar uma nova lagoa nas dunas da Joaquina. Porém, esse processo resultou num novo desastre ambiental no último fim de semana, porque evidentemente que as areias das dunas não suportaram o volume de água e um verdadeiro rio se formou no local. A Lagoa da Conceição sofre com os esgotos irregulares e com o desastre de janeiro deste ano. De acordo com laudo da UFSC, a água tem alto índice de vírus que causam infecções. 

Meio ambiente sob ameaça na cidade

No fim de semana passado, uma enxurrada de lama foi levada rua abaixo no bairro Córrego Grande. Segundo moradores da região, a situação nunca havia sido registrada antes de uma grande área ser desmatada pela  Empreiteira D’Agostin. Infelizmente, quando se retira a cobertura verde de uma área, a terra é levada pela chuva, entupindo bueiros e causando transtornos à população. No Sul da Ilha, o licenciamento do loteamento da Santa Clara Construções foi suspenso nesta semana pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) “na tentativa de preservar o bioma restante na região até novos estudos e avaliações ambientais”. Moradores da Costa de Dentro e região do Pântano do Sul, além de movimentos socioambientais denunciam a construção feita a cerca de 300 metros do mar, em cima de restingas, a destruição da mata, aterramento da Lagoa do Pasto da Laranja Azeda, entre outras ações do empreendimento, que já estão afetando diversas espécies da nossa pauta e que afetarão a região e o meio ambiente de Florianópolis. 

Ato Fora Bolsonaro será realizado neste sábado em Florianópolis

O Brasil já ultrapassa 500 mil vidas perdidas para a Covid-19. Vidas que foram ceifadas pela irresponsabilidade de um governo genocida, que ignorou oferta de vacina pela metade do preço, para depois negociar uma vacina superfaturada em 1000%. Enquanto o povo passa fome e morre de Covid, o governo Bolsonaro segue com suas atrocidades. Por esse e muitos outros motivos, Florianópolis vai às ruas no próximo sábado, 26, a partir das 9h, no dia estadual de atos Fora Bolsonaro. A concentração será na Praça Tancredo Neves, em frente à Alesc.

Use máscara, de preferência PFF2, leve álcool em gel e mantenha o distanciamento. 

Você sabe o que significa LGTBI+?

Estamos no Mês de Orgulho LGBTI+ e você certamente já viu em diversos locais o uso das siglas LGBT, LGBTI+, LGBTQIA+, entre outras variações. Por aqui utilizamos o LGBTI+, mas afinal, você sabe qual grupo de pessoas cada letra representa? Explicamos isso nas nossas redes sociais, confira aqui.

CDDMIG debate sobre leis de combate à violência contra as mulheres e LGBTI+
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!