A menstruação chegou na quarta-feira (29) no Centro de Florianópolis. Já que o prefeito Gean Loureiro não tem a sensibilidade de dialogar com a gente e com a Comissão da Mulher, fomos às ruas conversar com o povo sobre nosso projeto de combate à pobreza menstrual.
Enquanto um absorvente gigante encenava a chegada da menstruação, batuqueiros citaram alguns dos materiais utilizados para conter o fluxo menstrual, como papelão e miolo de pão. O ato tinha como intuito cobrar a implementação integral do Programa Municipal de Erradicação da Pobreza Menstrual, proposto pelo nosso mandato e indicado ao prefeito via Comissão da Mulher.
Além do público divulgado pela Prefeitura, precisamos atender toda a população em situação de vulnerabilidade social, por meio dos postos de saúde e assistência social, pessoas em situação de rua, nos presídios e nos abrigos da cidade, além de realização de campanhas para quebrar o tabu da menstruação junto à população e capacitação de servidores públicos. O prefeito acha que essas pessoas podem esperar, mas a menstruação vem todos os meses.
Comissão da Mulher promove reunião conjunta com a Saúde sobre atuação do Conselho Tutelar
Atendendo a demandas e aos requerimentos de nossa autoria e do vereador Renato Geske, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero realizou nesta terça-feira (28), uma reunião ampliada em conjunto com a Comissão de Saúde para discutir o caso de Andrielli dos Santos, que teve a bebê retirada pelo Conselho Tutelar logo após o nascimento no Hospital Universitário, assim como a atuação dos conselhos tutelares em casos de gestantes em situação de rua e/ou usuárias de drogas.
Comissão de Saúde realiza reunião ampliada sobre Cannabis Medicinal
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Florianópolis realizou nesta sexta-feira uma reunião ampliada sobre Cannabis Medicinal. A reunião, que articulamos juntamente com o vereador Renato da Farmácia, presidente da Comissão de Saúde e com a Santa Cannabis, tem como objetivo discutir sobre o incentivo de pesquisa e o uso da Cannabis para fins medicinais e nossos PLs 18256/2021 e 18257/2021, que foram protocolados em uma ação conjunta com parlamentares do PT de Curitiba e Porto Alegre.
Frente de Cultura debate dificuldades do setor para emissão de notas fiscais
Nesta quinta-feira (30) a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Culturais se reuniu novamente. A reunião deste mês teve como foco as dificuldades do setor cultural para emissão das notas fiscais eletrônicas em Florianópolis. Como encaminhamento ficou definido que será criado um Grupo de Trabalho para se reunir com a Secretaria da Fazenda e buscar uma solução via Executivo ou Legislativo.
Dia de Luta Pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe
No dia 28 de setembro, Dia de Luta Pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe, estivemos na ação da Frente Catarinense de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto, realizada em frente ao Ticen, que contou com tendas com “informações sobre os direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos, serviços de acolhimento a vítimas de violência e serviços de referência para aborto legal, panfletos, cartilhas, mural colaborarivo ‘Que maternidade desejamos?’, Exposição ‘nossas histórias de aborto’ e muito mais”. Pela manhã, estivemos no Hospital Universitário para entender como está o funcionamento do ambulatório de interrupção legal da gestação em casos de estupro e o atendimento geral do hospital para outros casos. O HU é referência no serviço de aborto legal – casos permitidos pela legislação, ou seja, em caso de estupro, de anencefalia do feto ou risco à vida da pessoa que está grávida – na Grande Florianópolis, mas tem feito atendimento de pessoas de todo o estado.
Comcap encerra greve após prefeito retirar edital da terceirizada
Após a greve de oito dias contra a terceirização e a precariedade do serviço prestado pelas empresas contratadas pela Prefeitura, com ameaças de demissão, violência policial, e uma mobilização que envolveu toda a cidade em defesa da Comcap, as trabalhadoras e trabalhadores aprovaram a proposta enviada pela Prefeitura e encerraram a greve na assembleia desta terça-feira!
A força do movimento fez Gean recuar no seu projeto de terceirização total da Comcap e a PMF se comprometeu em retificar o edital, mantendo a terceirizada apenas nas regiões onde ela já atua – Norte e Continente. Seguiremos lutando para coletar as 8 assinaturas necessárias para abrir a CPI do Lixo.
Nos reunimos com o reitor do IFSC
Na manhã desta quarta-feira (29) nos reunimos com o magnífico reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Maurício Gariba Jr. Neste encontro, dialogamos sobre a importância do ensino superior para o nosso país, a defesa da democracia com a escolha dos reitores eleitos pela comunidade acadêmica e as contribuições do IFSC para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Colocamos nosso mandato à disposição para contribuir com uma atuação maior do IFSC aqui em Florianópolis e também discutimos possibilidades de atuação conjunta com a instituição.
Em junho deste ano, aprovamos na Câmara Municipal uma moção de aplauso ao Professor Maurício Gariba Júnior, reitor eleito democraticamente no IFSC, mas que havia sido impedido de assumir porque o governo federal havia nomeado um interventor para a instituição.
TCE cobra explicações da Prefeitura e Câmara sobre empréstimo de meio bilhão
O Tribunal de Contas (TCE-SC) deu o prazo de dez dias para a Prefeitura e a Câmara Municipal de Florianópolis explicarem detalhes do empréstimo de R$ 570 milhões de reais, que a Câmara autorizou a Prefeitura a contratar, por meio de votação na sessão do dia 22. Votamos contra a autorização, justamente porque não tínhamos os detalhes que o TCE-SC está solicitando agora, como taxa de juros, estudo das obras, outros custos de contratação, entre outros detalhes.
Ato Fora Bolsonaro
O Brasil não aguenta mais, por isso neste sábado, 2 de outubro, vamos novamente às ruas para gritar Fora Bolsonaro. Antes, se puder, dê uma passadinha na sede no Sintespe e colabore com a campanha PT Solidário. Vamos ajudar quem mais precisa neste momento triste que vive nosso país.
Em Florianópolis, a concentração do ato será no Largo da Alfândega, às 14h.