Tendo em vista a possibilidade de retorno das aulas presenciais da UFSC no início de 2022 e consequentemente o aumento de fluxo de pessoas na região, solicitamos via requerimento, que o secretário municipal de Infraestrutura, Valter Gallina, compareça à Câmara Municipal de Florianópolis para falar sobre as obras no entorno do campus da universidade, como a duplicação da avenida Deputado Antônio Edu Vieira, a reforma da praça Santos Dumont e a construção de ciclovias.
Câmara rejeita Moção de Aplauso ao “Veio da Avan”
A Câmara Municipal de Florianópolis rejeitou nesta semana uma moção de aplauso ao “Veio da Avan” e mostrou que não se rende ao bolsonarismo. Votamos contra, pois além de oportunismo eleitoral, esse sujeito precisa primeiro pagar os impostos que deve ao Brasil antes de ser homenageado.
Nos reunimos com o reitor do IFSC
Na manhã desta quarta-feira (13) realizamos uma reunião com reitor do IFSC, Maurício Gariba Júnior, e também com a assessoria do vereador Marquito, para tratar de ações conjuntas em benefício da nossa população. O IFSC é uma instituição fundamental para o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina e queremos cada vez mais fortalecer essas parcerias em Florianópolis.
Seguimos mobilizadas pela luta de erradicação da pobreza menstrual
Recebemos uma linda doação de absorventes da Fedra Rodriguez e do Ateliê da Língua Francesa para a nossa campanha de combate à pobreza menstrual. Enquanto ela não vira uma política pública em nossa cidade, estado e país, continuamos lutando para reduzir o sofrimento das pessoas que menstruam em nossa região. Estas doações irão para o Alto do Pantanal e Morro do Mocotó. Seguimos lutando pelo Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual em Florianópolis. Por isso, contamos com a sua colaboração para nossa campanha de arrecadação de absorventes, para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade.
Passeio Marielle Franco
Já são 3 anos e 7 meses sem respostas de quem mandou matar Marielle Franco. Por sua luta e por seu legado, Marielle tem sido homenageada no Brasil e no mundo. São nomes de ruas, praças, murais e até bibliotecas, entre eles, Mural no bairro Pinheiros (São Paulo – SP); Jardim Marielle Franco em estação de metrô (Paris – França); Mural em Mirante (Lisboa – Portugal); Mural em Edifício (Berlim – Alemanha). Aqui em Florianópolis, tramita na Câmara Municipal nossa proposta que cria o Passeio Marielle Franco na avenida Hercílio Luz. Não podemos perfmitir a continuidade da violência política contra as mulheres!
Dia dos Professores
Quero expressar toda minha admiração e gratidão às professoras e professores que dedicam sua vida à educação no nosso país. Como cientista social e professora, sei das responsabilidades e desafios que precisam ser enfrentados cotidianamente. Em Santa Catarina a comemoração e feriado escolar do Dia dos Professores foi instituída em 1948, 15 anos antes do dia nacional, por meio do Projeto de Lei de Antonieta de Barros, mulher negra, professora, jornalista e primeira deputada catarinense e negra do Brasil. Aqui em Florianópolis, seguimos lutando pela garantia dos direitos das professoras e professores, em defesa da educação e do chamamento das aprovadas no concurso público por meio do edital nº 3/2019.