Carla Ayres e Comissão da Mulher visitam o Cepon

Pra encerrar o mês de campanha do Outubro Rosa, estivemos no Cepon (Centro de Pesquisas Oncológicas), onde nos reunimos com a diretora, Maria Tereza Schoeller, juntamente com outras representantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero da Câmara Municipal de Florianópolis. Durante a visita, também conhecemos melhor a estrutura e serviços oferecidos.

O Cepon é um serviço público, referência no tratamento de câncer em Santa Catarina e cerca de 60% dos pacientes são da Grande Florianópolis. Hoje o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, seguido pelo gastrointestinal. Nesse sentido, enquanto vereadora e presidenta da Comissão da Mulher é fundamental entender de que forma o município pode colaborar para que a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer seja efetivo desde a atenção básica à saúde, como os postos, que são de responsabilidade das prefeituras.

Lei Orçamentária Anual chega na Câmara

A Lei Orçamentária Anual (LOA) chegou na Câmara Municipal de Florianópolis e já estamos fazendo as análises técnicas do texto, para verificar se ela atende as necessidades da população da nossa cidade. Historicamente, o orçamento municipal foi voltado aos interesses de setores econômicos muito específicos, o que resultou, entre outros problemas, num enorme déficit habitacional, que encarece o custo da moradia e gera ocupações irregulares; uma mobilidade urbana precária, que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas; e a ausência de políticas públicas efetivas que assegurem a cidadania plena para LGBTI+ e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A LOA deve ser votada no mês de dezembro e é muito importante que estejamos atentas à sua tramitação na Câmara Municipal. Ao longo deste ano, apresentamos uma série de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com o intuito de fazer com que o orçamento público se tornasse um instrumento de justiça social. Entretanto, todas as emendas foram rejeitadas pela base de apoio do prefeito Gean Loureiro. Por isso, chegou a hora de exigir que o orçamento do município de Florianópolis atenda aos interesses de toda a nossa população e não apenas de uma parcela que frequenta o gabinete do prefeito.

Ato realizado em frente à Prefeitura cobra restaurante popular

Florianópolis precisa urgente de um restaurante popular, sobretudo agora que a fome voltou à nossa realidade. Nosso povo não merece se humilhar em troca de ossos pra se alimentar. Seja pessoas de baixa renda, trabalhadoras, pessoas em situação de rua, todas têm direito à alimentação de qualidade. Na quinta-feira, fizemos uma reunião com o reitor do IFSC, Maurício Gariba Jr., com o vereador Marquito (Psol) e com representantes do CONSEA/SC (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina), para falar sobre segurança alimentar.

Visita ao Centro Cultural Veras

Visitamos o Centro Cultural Veras, um espaço transcultural, que visa aproximar arte, yoga, educação e sustentabilidade de ancestralidade, comunidades plurais e ecossistemas. Florianópolis carece de espaços culturais acessíveis à diversidade de públicos que temos em nossa cidade. Enquanto presidência da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Culturais em Florianópolis, nos colocamos à disposição do Josué e da Pati, que nos receberam no canteiro de obras, para dialogar sobre o apoio à cultura e sobre como o poder público pode colaborar com iniciativas como estas.

Reunião com o presidente do Sapiens Parque

Nos reunimos nesta semana com o presidente do Sapiens Parque, Daniel Leipnitz. Em pauta o mercado de tecnologia, as oportunidades de trabalho, a necessidade de formação e políticas públicas que prepare, desde a escola, pessoas para trabalhar no setor que vem crescendo em Florianópolis. A reunião teve como foco especialmente a formação e empregabilidade de LGBTI+, jovens da periferia e pessoas de baixa renda.

Como membra da Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Informática da Câmara Municipal, é fundamental entender de que forma o poder público pode colaborar para que a população tenha acesso a emprego e renda por meio do setor tecnológico.

Fórum da Cidade entrega carta sobre Plano Diretor

Entregamos na segunda-feira (25), juntamente com o Fórum das Cidades, uma carta de reivindicações ao presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Roberto Katumi, sobre a necessidade de participação popular para a revisão do Plano Diretor da Cidade.

Debate sobre Pobreza Menstrual nas escolas

Na quinta-feira (28) pela manhã visitamos a Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, para falar sobre a importância do combate à pobreza menstrual, que infelizmente impacta a frequência escolar de estudantes de baixa renda.

Unidas contra a LGBTfobia!

Na tarde de 28 de Outubro, 20 parlamentares de todo país, representantes das causas LGBTQIA+, protocolaram no Ministério Público uma representação contra o jogador de vôlei Maurício Souza. Desligado do Minas Tênis Clube após pressão de empresas patrocinadoras, ele também deve ser excluído da seleção brasileira de voleibol. Saiba mais aqui.

Vamos falar sério sobre HIV/AIDS?

No dia 30 de setembro, durante atividade da Frente Catarinense pela Descriminalização e Legalização do Aborto, fiz um teste rápido de HIV, como qualquer pessoa pode e deve fazer. O teste realizado pelo Gapa SC (Grupo de Apoio a Prevenção da AIDS de Santa Catarina) está disponível para a população mediante agendamento prévio. “O Gapa SC atua há mais de 30 anos na prevenção ao HIV e outras IST’s e na promoção dos direitos e políticas públicas para as pessoas vivendo com HIV”. Não acredite em notícias falsas. Busque informações, previna-se, faça o teste e caso o resultado seja positivo, não abra mão do tratamento. Assista ao vídeo do teste, aqui.

Dia da Rendeira e do Rendeiro

A Câmara Municipal realizou na terça-feira uma sessão comemorativa em homenagem ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro, celebrado em 21 de outubro. Registramos o momento ao lado da Rafaela Silva, uma das poucas rendeiras negras de Florianópolis. Também homenageamos nossa assessora Silvia Conceição, que também é rendeira da @ecaconceicao e acompanha de perto a pauta cultural no mandato. 

Parada LGBTI+ de Florianópolis será realizada online

Nesta sexta-feira (28) participo de uma live imperdível com a Comissão de Organização Permanente da @paradalgbtifloripa_oficial. Será um papo super bacana sobre nossas vivências, os desafios que enfrentamos, a luta da população LGBTI+ na nossa cidade e as perspectivas para o futuro. Neste ano a Parada LGBTI+ será online. Além disso, a Prefeitura Municipal de Florianópolis permite que entre 1 e 2,5% da arrecadação do ISS e IPTU seja destinada ao apoio de projetos culturais por meio de renúncia fiscal. Isso significa que o poder público concorda em não receber parte desses dois impostos devidos pelo contribuinte sempre que ele apoiar um projeto cultural aprovado pela lei de incentivo. Saiba mais, aqui.

Recebemos a visita de uma vereadora de Chapecó

Na quinta-feira (21), recebemos a visita da vereadora Carol Listone (PCdoB) de Chapecó e presidenta da UNA LGBT da cidade. Tivemos uma conversa sobre pautas em comum, como de mulheres, LGBTI+ e sobre o futuro de Santa Catarina.

Negacionistas contra a vacina 

Negacionistas tentaram entrar no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis e foram barrados pela Guarda Municipal. o presidente da Câmara suspendeu a sessão.

Carla Ayres e Comissão da Mulher visitam o Cepon
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!