Relembrar para que jamais volte a acontecer. É com esse propósito que a vereadora Carla Ayres (PT) receberá Maria Marighella, vereadora do PT em Salvador e neta de um dos maiores ícones da luta contra a ditadura militar no Brasil, para duas rodas de conversa no dia 11 de novembro no CineMulti, do MULTI Open Shopping no Rio Tavares. Considerado o novo fenômeno do cinema, o filme Marighella estreou oficialmente no dia 4 de novembro e já é o filme nacional mais assistido do ano no Brasil.
A primeira roda de conversa ocorre às 18h00, depois da sessão do filme que se inicia às 15h15, e a segunda roda de conversa tem início às 19h45, antecedendo a sessão das 20h30. Considerado o novo fenômeno do cinema nacional, “Marighella” já é o filme nacional mais visto do ano, após 4 dias em cartaz. As rodas de conversa serão conduzidas pela vereadora Carla Ayres e, além de Maria Marighella, contará também com a participação do Coletivo Memória, Justiça e Verdade de Santa Catarina, entidade que luta por justiça e para que sejam dadas respostas às famílias dos presos, torturados, exilados e sobreviventes da ditadura militar; e do IMDH – Instituto Memória e Direitos Humanos, que guarda o acervo com documentos públicos e depoimentos que tratam das violações dos Direitos Humanos ocorridas durante os anos de chumbo no Brasil.
“Entendemos que essa iniciativa do nosso mandato é fundamental para que possamos reforçar a importância da democracia e traçar um paralelo entre o passado recente do Brasil, onde a ditadura prendia, torturava e assassinava intelectuais, artistas, sindicalistas, estudantes e jornalistas que ousaram contrariar o regime, e o Brasil do presente, onde o conhecimento é incessantemente atacado, a cultura é boicotada e jornalistas são agredidos simplesmente por questionarem as decisões do governo”, destaca a vereadora Carla Ayres.
Carla ressalta ainda, que a vinda de Maria Marighella à Florianópolis coloca a capital catarinense no roteiro das grandes cidades que estão realizando atividades relacionadas ao filme. “Marighella é considerado o mais novo fenômeno do cinema nacional, tendo sido, inclusive, selecionado para a mostra Competition da 69ª edição do Festival de Berlim. Portanto, queremos convidar toda a população a participar deste momento tão importante para a democracia e a cultura da nossa cidade”. As vagas são limitadas e as(os) interessadas (os) precisam garantir seu ingresso com antecedência no site do CineMulti.
A vereadora Maria Marighella, ressalta a importância da obra para a preservação da memória de seu avô, Carlos Marighella. “É uma emoção, enquanto neta, juntar a vida, a arte, a cultura, com colegas que estão emprestando seus talentos para contar essa história fundamental para a história do Brasil, no filme dirigido pelo meu querido amigo Wagner Moura. As lutas de Marighella ainda estão vigentes porque não conseguimos superar as injustiças que marcam o nosso país desde a sua fundação: o racismo, o patriarcado, as desigualdades profundas. Nessa agenda de pré-estreias e estreias, temos visto artistas, ativistas, movimentos sociais de todo país se unirem para celebrar esse farol que é Marighella”.
Coletiva de Imprensa
No mesmo dia 11 de novembro, às 19h00, será realizada uma entrevista coletiva com Carla Ayres e Maria Marighella no CINEMULTI. Os(as) interessados(as) devem se cadastrar através do Whatsapp (48) 98425-7841, com Valmor Neto.
Sobre o filme
Marighella narra os últimos anos do homem que é considerado um dos maiores líderes dos movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. O filme é uma adaptação do livro “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães. A obra que estreia Wagner Moura como diretor, tem um elenco invejável, com Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão e uma participação especial da própria Maria Marighella. Poeta, professor e ex-deputado, Marighella foi assassinado pelo regime militar em 1969.
Classificação indicativa 16 anos, contém violência extrema e drogas lícitas. Confira o trailer aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bo5ohsd4T08
Serviço: Bate-papo com Carla Ayres e Maria Marighella
Data: 11 de novembro – quinta-feira
Horários:
15h15 | Primeira sessão do filme
18h00 | Primeira roda de conversa
19h00 | Entrevista coletiva
19h45 | Segunda roda de conversa
20h30 | Segunda sessão do filme
Local: CINEMULTI (MULTI Open Shopping – Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC)
Ingressos: Estão a venda no site do CINEMULTI.
Obs: Só terá acesso à roda de conversa quem tiver adquirido o ingresso para a sessão.