Assim como a menstruação que chega todos os meses, nosso absorventão teve mais uma missão na manhã de quarta-feira (24): nos ajudar no debate sobre a pobreza menstrual na Escola Básica Osmar Cunha, em Canasvieiras. Realizamos a atividade com o apoio de Ursula Maschette, educadora menstrual, e com Anne Teives Auras, coordenadora do Nudem (Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres) da Defensoria Pública de Santa Catarina. Na oportunidade, pudemos dialogar sobre este tema tão importante que é a menstruação. Romper com esse tabu é fundamental no combate à pobreza menstrual.
Comissão da Mulher realizará reunião ampliada sobre a população em situação de rua
Na Semana dos Direitos Humanos, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero, em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos e a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social da Câmara, realizará uma reunião ampliada sobre a população em situação de rua, especialmente sobre as mulheres e LGBTI+ abrigadas na Passarela. Temos recebido relatos de violações de direitos humanos, que já foram encaminhadas pelo mandato para o Ministério Público e Defensoria Pública de SC, para que tomem as medidas cabíveis. No dia 07/12, às 13h, abriremos o espaço das comissões e da frente parlamentar para que essa população seja ouvida e reivindique os seus direitos. A reunião será no Plenarinho e o uso de máscara é obrigatório.
Sessão Comemorativa em alusão ao Dia da Consciência Negra é realizada na Câmara
Na segunda-feira (22), a Câmara Municipal de Florianópolis realizou, por proposição de nossa autoria, uma Sessão Comemorativa em alusão ao Dia da Consciência Negra, com homenagem a ex-parlamentares que se autodeclararam em sua trajetória de vida como negras e negros e assumiram mandatos nesta Casa. Assista aqui.
Comissão da Mulher realiza campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero da Câmara Municipal, da qual estou presidenta, com apoio da presidência da Casa, construiu uma campanha institucional pelo fim da violência contra as mulheres. A campanha foi divulgada no início dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha da ONU que acontece desde 1991, começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Eliminação das Violências Contra as Mulheres e vai até o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Assista aqui.
Participamos de um evento em alusão aos 16 Dias de Ativismo e Dia da Consciência Negra
Prestigiamos ontem (25) no Mercado Público, uma ação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Mês da Consciência Negra. A ação contou com uma cerimônia de homenagem à Valdeonira dos Anjos, Uda Gonzaga, representada pela Dona Adélia, à Jeruse Romão, ao Márcio de Souza e ao JB Costa também pelos 160 anos de Cruz e Sousa e 120 de Antonieta de Barros. Tudo isso com show de Helô Gonzaga e Fuxiqueiras e Fuxiqueiros.
Pobreza Menstrual: recebemos mais doações de apoiadoras
Nossa luta pelo combate à pobreza menstrual segue ganhando apoio em nossa cidade. Recebemos mais doações de absorventes, dessa vez das famílias e profissionais do NEIM Orisvaldina Silva, na Lagoa da Conceição. Com a ajuda de vocês, que têm colaborado com a nossa campanha, estamos fazendo ações de combate à pobreza menstrual. Além das entregas de kits de higiene menstrual, também estamos fazendo debates sobre o tema e sobre os direitos das mulheres e pessoas que menstruam. Seguiremos firmes, até que o combate à pobreza menstrual seja uma política pública.
Nos reunimos com a Acam e Coletivo Elos das Marias para organizar uma ação da pobreza menstrual
Nos reunimos na semana passada com o Coletivo Elo das Marias e com a Acam (Associação de Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó) para organizar uma atividade sobre os direitos das mulheres e pobreza menstrual, que iremos realizar no Morro do Mocotó. Além de falar sobre questões que afetam a vida de mulheres e pessoas que menstruam, levaremos absorventes para serem doados à comunidade.
A defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública de Santa Catarina, Anne Teives Auras, também irá participar da atividade, durante a campanha de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra às Mulheres.
Florianópolis teve ato no Dia da Consciência Negra
Neste sábado, Dia da Consciência Negra, o povo foi às ruas para denunciar o genocídio contra o povo negro, o racismo e os ataques promovidos pelo governo Bolsonaro contra a população negra, uma das que mais sofrem desde o início deste desgoverno. A assessoria acompanhou o ato em Floripa, já a vereadora Carla Ayres participou do ato em São Paulo, onde estava devido ao II Encontro Nacional LGBT-PT.
Dia Municipal em Homenagem à Cruz e Sousa
Dia 24 foi Dia Municipal em Homenagem à Cruz e Sousa, um dia inserido no calendário de Florianópolis pela Lei nº 10.482/2019, de autoria do ex-vereador Lino Peres (PT). Poeta simbolista, João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, em Desterro, atual Florianópolis. No Centro, um painel em homenagem ao poeta chama a atenção de quem passa pela Praça XV. Ele foi feito pelo artista Rodrigo Rizo, em parceria com o projeto Street Arte Tour Floripa, inaugurado em 2019 em um prédio ao lado do Palácio Cruz e Sousa.
Dia do Doador de Sangue
Ontem (25) foi Dia Nacional do Doador de Sangue. Por muito tempo os hemocentros no Brasil não aceitaram doação de homossexuais, transexuais e travestis. Após muitas lutas esta proibição deixou de existir. Mais um direito que conquistamos! Mais um preconceito que derrubamos! Nesse sentido, a vereadora Carla Ayres foi ao Hemosc para doar sangue, mas terá que retornar em outro momento, pois esteve recentemente em São Paulo onde ocorre um surto de dengue, o que impossibilita de doar sangue. Doar sangue salva vidas, se puder, doe.
Nos reunimos com o Bruxo das Plantas
Nos reunimos nesta quinta-feira (25), com o Alésio, companheiro do PT conhecido como Bruxo das Plantas. Pudemos conhecer de perto o mini jardim botânico que ele possui e diversas plantas, entre elas, muitas medicinais. Futuras parcerias estão por vir.