A atual vereadora de Florianópolis tornou-se a primeira suplente da Federação Brasil da Esperança de Santa Catarina na Câmara Federal.
Carla Ayres conquistou 39.609 votos nas eleições de 2022 em Santa Catarina, na disputa por uma vaga à Câmara Federal. Entre as candidaturas da Federação Brasil da Esperança em Santa Catarina, Carla terminou em terceiro lugar, ocupando a primeira suplência. O desempenho individual de Carla em Florianópolis (18.859 votos) foi maior que a votação de toda a chapa do PT em 2018, o que demonstra a força eleitoral da candidatura e a melhora do desempenho do partido na cidade.
Os 39.609 votos conquistados por Carla Ayres em Santa Catarina representam o melhor resultado da candidata entre todas as eleições que participou. A Federação Brasil da Esperança conquistou exatamente três cadeiras, do qual a terceira, seria de Carla. Entretanto, a mudança da legislação referente a distribuição das sobras eleitorais passou a exigir que as candidaturas obtivessem 20% do quociente, para terem direito a uma das vagas. Em 2022, este número foi de aproximadamente 249 mil votos. Assim, Carla precisaria ter feito pelo menos 49.623 mil votos para que pudesse assumir.
O resultado, embora não tenha garantido a vaga de deputada federal, foi significativo em muitos aspectos. Em Florianópolis, cidade onde é vereadora, a candidata conquistou 18.859 votos, sendo a terceira mais votada entre todos os postulantes, a mulher mais votada e a candidatura de esquerda à Câmara Federal que conquistou a maior votação.
Disputa presidencial acirrada em Florianópolis
Em Florianópolis, o candidato a presidente pelo Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva, terminou tecnicamente empatado com o primeiro colocado e mais do que dobrou a votação do partido a presidente na cidade. Além disso, o candidato ao governo do estado, Décio Lima, também foi o segundo colocado, com média de votação acima da registrada no estado. O desempenho do PT em Santa Catarina surpreendeu analistas de todo o país. Pela primeira vez o partido (em aliança com outras siglas de esquerda) conquistou uma vaga no segundo turno.