Florianópolis passa a contar com espaço dedicado ao luto perinatal

Famílias que passaram por perdas gestacionais ou neonatais, poderão fazer suas homenagens, reflexão e orações no memorial

Na manhã do último domingo (3), o prefeito em exercício de Florianópolis, João Cobalchini e a vereadora Carla Ayres (PT) inauguraram o Jardim do Amparo. O espaço no Jardim Botânico de Florianópolis é destinado às famílias que vivenciaram o luto perinatal, período enfrentado pelas mães que perderam uma gestação ou o bebê nas primeiras semanas de vida. Desta forma, as famílias poderão fazer suas homenagens, reflexão e orações no local.

A iniciativa de criar o Jardim do Amparo também tem por objetivo dar visibilidade ao luto perinatal, que costuma ser silenciado e tornou-se um tabu na sociedade. O luto requer tempo, empatia e espaço. Por isso, a criação do Jardim do Amparo é uma forma de assegurar o direito a esse momento.

No espaço, as famílias poderão encontrar magnólias e cerejeiras. Para muitas pessoas, as flores da magnólia são símbolos de dignidade e pureza. Já a flor da cerejeira, representa a beleza e a fragilidade da vida, além disso, elas também simbolizam a transitoriedade, a esperança e a renovação. Desta forma, o Jardim do Amparo buscará conectar as famílias com seu luto, para que ele seja legitimado e possa ser formulado.

A construção do espaço é realizada pelo Grupo Amparo ao Luto Perinatal, Armazém Coletivo Elza, CEART/UDESC (Nupeart, Articulações Poeticas e Compor) e Prefeitura Municipal de Florianópolis. A iniciativa também conta com o apoio da ADOSC – Associação de Doulas de Santa Catarina.

Florianópolis passa a contar com espaço dedicado ao luto perinatal
Compartilhe e ajude a divulgar o nosso trabalho!
Tagged on: