Na quarta-feira (18) estivemos reunidas com a secretária de Assistência Social, Maria Claudia Goulart. Dentre as pautas da reunião, questões relativas às pessoas LGBTI+ e em situação de rua, além do combate à pobreza menstrual. Seguimos dialogando pela garantia dos direitos da nossa população.
Carla Ayres cobra seriedade da gestão pública em relação à cultura
Na sessão da última terça-feira (17) destacamos no plenário da Câmara Municipal de Florianópolis as incoerências e o descaso do executivo em relação ao patrimônio de Florianópolis. Durante a votação do pacotão de maldades do Gean, indicamos o desmonte do Sephan. Nesta semana, o executivo enviou um projeto para corrigir o erro. No início do mês, também protocolamos um requerimento solicitando informações a respeito das condições atuais dos acervos, e das estruturas físicas dos equipamentos públicos culturais sob a responsabilidade da gestão municipal. Continuaremos lutando para que a Cultura seja tratada com seriedade e receba os investimentos que merece. Veja a fala aqui.
Reunião na Fundação Catarinense de Cultura debate o setor em Florianópolis
Nesta quinta-feira (19) nos reunimos com o presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Edinho Lemos. Enquanto proponentes e presidência da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Culturais de Florianópolis, temos buscado dialogar com diversas áreas do setor cultural, que foi um dos mais afetados pela pandemia.
Durante a reunião, reforçamos o pedido de parecer que fizemos à FCC sobre as obras do entorno da Praça XV, além da importância de possibilitar o acesso a editais culturais por diversos públicos, especialmente neste momento em que muitas pessoas enfrentam dificuldades. Um dos exemplos que apontamos foi a recente aprovação da Lei 10.795/2021, para acesso à Lei Aldir Blanc em nível municipal.
Reunião com coordenadora do Nudem discute pautas sobre as mulheres
Nos reunimos nesta sexta-feira (20) com a coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina, Anne Teive Auras. Enquanto mandato feminista e presidência da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero (CDDMIG) da Câmara Municipal, buscamos nos aproximar no Nudem para falar sobre pautas relativas às mulheres na cidade.
Cobramos a implementação da lei do migrante em Florianópolis
Fizemos uma indicação ao prefeito para que ele se sensibilize e se comprometa com a implementação da Lei Ordinária nº 10.735/20, que trata das políticas relacionadas à população migrante e garantem o acesso a direitos fundamentais e aos serviços públicos municipais. a Lei, de autoria do ex-vereador Lino Peres (PT), do ex-suplente de vereador Pedro Cabral (Psol) e do vereador Marquito (Psol) foi sancionada há mais pouco mais de um ano.
Trabalhadoras e trabalhadores de Florianópolis fazem ato contra a PEC 32
Estivemos nas ruas com as trabalhadoras e trabalhadores contra a Reforma Administrativa (PEC 32), que tramita no Congresso Nacional. A chamada “PEC da morte” ataca o serviço público e retira direitos, como a estabilidade, que hoje permite que servidoras e servidores prestem serviços à população de forma segura e com autonomia, sem correr o risco de retaliação por quem seja contra essa atuação.
A denúncia do servidor público Luiz Ricardo Miranda sobre o envolvimento de Bolsonaro no esquema da Covaxin, por exemplo, só foi possível devido à estabilidade, caso contrário ele não teria feito a denúncia na CPI da Covid, por saber que seria demitido. Bolsonaro avança no desmonte do serviço público, que na prática trará consequências para o Brasil inteiro.
Dia do Orgulho Lésbico
19 de agosto é o Dia Nacional do Orgulho Lésbico. Em nossas redes destacamos que no futuro teremos sapatão no lugar que ela quiser. Florianópolis tem atualmente a primeira vereadora lésbica da cidade, algo simbólico e que demonstra a importância da luta pelo orgulho, visibilidade e direito à todos os espaços.